2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura entrega reforma da Unidade de Saúde da Família Valter Cardozo da Colônia Rio Fundo III

Fonte: SECOM
30/12/2019 às 14h39

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Unidade recebeu melhorias estruturais, climatização e novas portas e janelas

Com o objetivo de oferecer mais conforto e qualidade no atendimento, tanto para pacientes quanto para os profissionais, A Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou na manhã desta segunda-feira, 30, na Colônia Rio Fundo III, a reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Valter Cardozo. A obra integra o conjunto de ações do Governo Municipal que visa conferir uma cara nova a prestação de serviços na área de saúde, com a construção ou ampliação de novas postos de atendimento.

Nessa reforma foram feitas melhorias no telhado, reparos na parte elétrica, pintura externa e interna, passeio, substituição de portas e janelas, colocação de grandes e troca da caixa d’água. O prefeito Gilson Andrade ao fazer uso da palavra reconheceu o importante papel que as USF desempenham na garantia de acesso da população à saúde pública de qualidade. “Estamos investindo na construção, ampliação e modernização das Unidades Básicas de Saúde, não só da zona urbana, mas também da zona rural. Nesse último dia útil do mês estamos aqui na Colônia Rio Fundo III de cabeça erguida trazendo mais uma benfeitoria para os montadores dessa comunidade. Esse ano trouxemos a pavimentação a paralelepípedo e hoje entregamos essa belíssima reforma da Unidade de Saúde. Uma grande melhoria para os nossos usuários e até o final do primeiro semestre serão reformadas todas as unidades de Saúde, para trazer dignidade e bem-estar para os nossos moradores de todos os cantos da cidade. Esse é o meu compromisso, trabalhar diuturnamente para melhorar a vida de cada estanciano e saúde continuará como uma prioridade de minha gestão” enfatizou o prefeito Gilson Andrade.

O secretário da Saúde Lourival Júnior elencou as principais ações desenvolvidas pela pasta , em 2019, na busca efetiva de melhorar a prestação dos serviços na área da saúde para população estanciana. “O ano de 2019 foi muito positivo na área da saúde. Até o momento entregamos oito Unidades de Saúde a população, sendo quatro novas e quatro reformas completa da estrutura da unidade. No mês de janeiro vamos entregar mais três unidades, duas USF e a reforma do CAPs, uma unidade que atende uma população especial que sofre algum tipo de transtorno mental”, explicou.

Lourival destacou também algumas outras ações do município implementadas ao longo de 2019. “Para melhorar o atendimento à saúde a gestão municipal tem promovido um esforço muito grande. A exemplo do programa ‘Saúde em Ação’, que em 2019 foi realizado quatro edições. Somados foram atendidas mais de 600 pessoas, em quatro localidades diferentes em que a demanda por consultas médicas eram maior que a oferta. Outra medida foi a contratação de 10 novos médicos, completando as equipes de Saúde da Família, além de dois psicólogos”, acrescentou.

O fundador da Colônia Rio Fundo III, José Raimundo, expressou o sentimento da comunidade pelas melhorias realizadas pela administração. “Nesse final de ano recebemos um presente que deixou a nossa comunidade de cara nova. Além da pavimentação das ruas, recebemos essa linda Unidade de Saúde totalmente reformada. Então estamos muito gratos ao prefeito Gilson Andrade e toda sua equipe por essas ações”, expressou.

“A comunidade ansiava pela reforma desse posto médico, e graças a Deus e ao empenho do prefeito Gilson Andrade, ela saiu. A reforma deixou o posto muito mais bonito e acessivo para população, então é muita felicidade para nossa comunidade. Também é preciso dizer que 2019 foi a realização de um sonho, há muitos anos esperávamos pelo calcamento e ele finalmente veio nessa gestão que tem compromisso com a zona rural, um avanço muito grande e agradecemos de coração”, afirmou o presidente da Associação Comunitária do Rio Fundo III, Genes Rodrigues.

As Unidades de Saúde de Família (USFs) são a porta de entrada dos serviços de saúde no município. Elas oferecem a atenção básica à população, tendo como referência o Programa Saúde da Família. Cada equipe de Saúde da Família é composta por médico, enfermeiro, dentista, técnico em saúde bucal, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Participaram do ato, além do prefeito os vereadores Misael Dantas; Tertuliano Perreira e José Paz; secretários municipais; Dona Júlia Penalva, viúva do ex-prefeito Valter Cardozo; filhos do homenageado; lideranças comunitárias; servidores e moradores da localidade.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação