2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura investe na capacitação de servidores para melhor servir ao povo estanciano

Fonte: SECOM
26/04/2018 às 18h17

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Ao longo dos quatro primeiros meses deste ano, o prefeito Gilson Andrade (PTC) vem cumprindo uma das metas da sua administração: a realização de capacitações direcionadas aos gestores da Prefeitura de Estância, assim como aos técnicos e agentes sociais. Trata-se de uma iniciativa que demonstra a preocupação do Poder Público Municipal em proporcionar a atualização de conhecimentos e oportunizar uma importante avaliação do desempenho de todo o quadro, o que reflete em um maior comprometimento de todos no exercício das suas atividades laborais.

Na área da Educação, a administração municipal tem demonstrado um cuidado constante com a melhoria da qualidade do ensino no que diz respeito à rede de educação básica. Desta forma, está promovendo o aprimoramento contínuo por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Seme), que incluiu, em sua rotina pedagógica, a formação para os técnicos da secretaria, assim como capacitações.

A primeira atividade deste ano foi o 1º Encontro de Gestores da Educação, realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro, com o tema “Semeando a gestão humanizada”, cujo objetivo foi promover a discussão acerca dos impactos e desdobramentos da gestão educacional, despertando, nos gestores escolares, a autorreflexão sobre a sua atuação. Participaram dessa capacitação cerca de 60 pessoas, dentre elas, gestores escolares e técnicos da Seme.

Em seguida, com o tema “Pedagogia Histórico-Crítica e BNCC em debate: pela humanização da escola e da docência”, foi realizada nos dias 20 e 21 de fevereiro a Jornada Pedagógica, com o intuito de melhorar a qualidade da educação no Município e possibilitar a troca de experiências e o fortalecimento do processo educativo e suas responsabilidades. Essa capacitação contou com a participação de 343 professores, diretores, coordenadores da rede municipal de ensino.

No mês de março também foram realizados vários encontros de formação continuada envolvendo professores das séries iniciais. Nas oportunidades, foi discutida a construção do referencial curricular da Rede e a Base Nacional Curricular Comum. No dia 14 de abril, houve outro encontro pedagógico, envolvendo todos os professores da rede municipal de ensino. Nesta edição, o tema abordado foi “O encontro de formação continuada à luz da pedagogia histórico-crítica”, que consistiu na elaboração de uma base teórica pedagógica que dá sustentação a todos os trabalhos pedagógicos, que é a Pedagogia Histórico-crítica (PHC). O evento contou com a participação de 43 professores.

Outras duas ações importantes são as reuniões que ocorrem uma vez por semana envolvendo os técnicos da Seme para estudos que visam o aprimoramento da sua bagagem pedagógica e as capacitações que envolvem pedagogos e auxiliares do desenvolvimento infantil que atuam na Educação Infantil com crianças de 0 a 5 anos.

Todo esse trabalho é pioneiro nos municípios sergipanos. Estância é a única cidade onde existe uma teoria basilar por trás de todo o trabalho do fazer pedagógico de uma rede de ensino. É importante destacar também que as capacitações promovidas pela Secretaria Municipal da Educação são realizadas constantemente, tendo em vista garantir a melhoria da qualidade de ensino. São nesses encontros que a qualificação e a motivação dos professores, e de todos os demais integrantes da administração escolar, recebem atenção redobrada por parte dos gestores municipais.

Saúde

Na esfera da Saúde, com o objetivo de aprimorar o atendimento aos usuários e garantir o direito ao atendimento médico com mais qualidade à população estanciana, a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, também não para de promover capacitações na área. No mês de fevereiro, nos dias 27 e 28, aconteceu a capacitação técnica envolvendo médicos e enfermeiros da Atenção Básica do Município, oportunidade na qual foram ministradas palestras e atividades educativas relacionadas a melhorias do atendimento e na consulta em tempo hábil. Participaram 46 profissionais.

Já no dia 13 de abril, foi a realizada uma capacitação sobre o Protocolo de Esterilização, voltada aos auxiliares da saúde bucal e técnicos de enfermagem que atuam nas unidades de saúde do Município, com a participação de 81 profissionais.

A Prefeitura de Estância também tem se empenhado para que os serviços públicos sejam ofertados à população da forma mais eficaz possível. Para tanto, está investido, igualmente, na capacitação dos servidores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Estância (SMTT). Desse modo, no dia 16 de abril, foi realizado o curso de Aperfeiçoamento e Formação de Agentes de Trânsito da autarquia. O objetivo foi atender às necessidades de conhecimento e atualização, conforme as novas tendências e a atual legislação de trânsito. Participaram dessa capacitação, 20 agentes de trânsito, sendo 15 de Estância e cinco da cidade de Itabaianinha.

Assistência Social

Na área da Assistência Social foram realizadas duas capacitações, ambas no mês de abril. Foram elas, a 2ª Edição Nordeste (Capacita Brasil), realizada em Fortaleza-CE, que consistiu na formação continuada para os membros do Sistema de Garantia sobre os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes . Estância enviou nove pessoas, dentre elas, conselheiros tutelares e conselheiros de direito. A outra capacitação foi o XX Encontro Regional Nordeste do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), realizado em Maceió/AL, do qual participaram quatro membros da gestão: a secretária municipal da Assistência Social, Danielle Muhlert; a adjunta da pasta, Marta Monteiro; a assessora de Planejamento da secretaria, Ana Carla Borelli; e a assistente social, Maria de Fátima Moreira.

A Controladoria Interna e a Procuradoria Geral do Município também realizaram capacitação técnica. O evento aconteceu no dia 4 de abril e foi intitulado "Manhã do Conhecimento". Na oportunidade, o tema abordado foi "A função do gestor e fiscal dos contratos administrativos para os servidores", ministrada pelo técnico Augusto Rolin. O público-alvo foram os servidores que trabalham na área de gestão e fiscalização de contratos públicos. Assim, participaram da capacitação o procurador do Município, Genilson Andrade; a secretária do Controle Interno, Tereza Roselange; e 50 servidores das demais secretarias.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação