2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura promove I Seminário de Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico Local

Fonte: SECOM
21/05/2018 às 13h24

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura Municipal de Estância, por intermédio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, e parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou, nesta segunda-feira, 21, no auditório da Câmara de Vereadores de Estância, o I Seminário de Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico Local. Este evento teve por objetivo iniciar as discussões sobre o desenvolvimento econômico local, sensibilizando, nesse primeiro encontro, gestores e parlamentares para elaboração do plano econômico da região.

Presente no evento, o prefeito Gilson Andrade (PTC) salientou a relevância da realização do seminário, tendo em vista permitir o maior nível de desenvolvimento econômico local para a construção de uma cidade melhor para todos, contribuindo com o fomento dos potenciais econômicos diversos.

“Este evento destaca a importância de promover o desenvolvimento local, até porque em Estância tem muitas microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais, que são protagonistas do desenvolvimento econômico e geram emprego. Então, porque não deixar essa renda aqui? Até porque o maior empreendedor aqui na cidade é o poder público, por isso, com esse evento, pretendemos aproximar esses empresários do poder público para que eles possam fazer suas as vendas diretamente à administração municipal e fazer com que essa receita circule no Município”, destacou o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Carlos Blinofi.

Representando o superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral, a coordenadora do Sebrae-Estância, Eloísia Fontes, fez o uso da palavra. Ela enfatizou que Estância tem o segundo PIB (Produto Interno Bruto) industrial de Sergipe, é o primeiro exportador no Estado dos produtos de laranja, além de possuir a maior indústria têxtil do Nordeste, assim como uma riqueza natural e ecológica. Ela argumentou que esses atributos justificam a importância para a realização desse seminário, cujo objetivo é alavancar, ainda mais, o desenvolvimento econômico local. Da mesma forma, o vereador Dionísio Neto (Rede), ao se pronunciar, destacou que Estância reúne atributos que contribuem com o desenvolvimento do comércio local e possui um prefeito que está preocupado com o desenvolvimento do Município.

Dividido em duas etapas, nesse primeiro momento o seminário foi direcionado ao poder público municipal (secretariado) e aos vereadores, que são os representantes legítimos do povo. No segundo momento, que acontece no dia 28 de maio, serão realizadas oficinas envolvendo os servidores da parte administrativa. Posteriormente, haverá o diálogo com a população e, principalmente, com os empresários.

Com o tema: “Processo de Desenvolvimento Local”, a consultora do Sebrae, Mari Ofsiany, apresentou instrumentos de promoção e desenvolvimento econômico local, assim como algumas experiências e cases de sucesso nesse processo de desenvolvimento local com olhar sistêmico, também estendendo para o territorial. “Trata-se de uma iniciativa bastante positiva da gestão municipal em possibilitar esse momento de discussão sobre as estratégias de desenvolvimento local e esse empenho na implementação do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Desta forma, percebemos que há uma preocupação da gestão municipal em realmente querer contribuir com esse setor, que são os pequenos negócios”, explicou Mari Ofsiany.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação