2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura promove atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher

Fonte: SECOM
07/03/2018 às 12h48

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Nesta quarta-feira, 7, foi promovida, na Unidade de Saúde da Família Júlio dos Santos, localizada no bairro Santa Cruz, várias ações voltadas à saúde do público feminino. As atividades foram programadas em alusão ao Dia Internacional da Mulher e viabilizadas pela Prefeitura de Estância, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Atenção Básica.

Foram realizadas consultas médicas, exames citopatológico do cólo do útero, testes rápidos de Sífilis e HIV, solicitação de mamografia, verificação de peso, altura e cálculo de IMC, assim como verificação de glicemia, atualização do cartão de vacinas, consulta odontológica, além da distribuição de panfletos, preservativos (masculino e feminino), gel lubrificante e de brindes patrocinados pelos comerciantes locais. Todas essas ações se estendem até a quinta-feira, 8.

As mulheres também foram convidadas a saborear um lanche e a assistir palestras sobre assuntos variados que envolvem a saúde. “Também estamos mostrando à comunidade o que é o Programa de Saúde da Família, que se trata de um trabalho que prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. Também mostramos que disponibilizamos, aqui na unidade, profissionais aptos a atender de forma humanizada a todos os usuários”, destacou a diretora da USF Júlio dos Santos, Cilene Pereira.

“Essa unidade de saúde tem uma demanda muito grande do público feminino, por isso, decidimos realizar essa ação durante dois dias. Assim teremos uma abrangência melhor", explicou o enfermeiro Danilo Rocha. Ele ainda acrescentou, "consideramos importante essa iniciativa, pois estamos complementando as nossas atividades para melhor satisfazer a esse público com o qual trabalhamos constantemente. É uma forma de dizer o quanto é importante o papel que elas exercem na sociedade”, ressaltou.

Comunidade

Aproveitando as atividades desta manhã, estava Maria Bernadete Santos Conceição, de 48 anos. Ela é moradora do bairro Santa Cruz e disse que quando soube da ação não hesitou em comparecer ao posto de saúde. “É importante cuidar da nossa saúde. Ter a oportunidade de realizar exame de lâmina e tantos outros serviços de saúde de uma só vez está sendo ótimo!”, disse ela.

A aposentada Maria Alves Almeida, 83, também moradora do bairro Santa Cruz, igualmente marcou presença. Embora já seja acompanhada pela equipe do PSF, foi observar as atividades realizadas e, ao chegar no local, ficou satisfeita com o que viu. “Aqui sempre fui bem atendida. O que estão realizando hoje para as mulheres demonstra a preocupação com a nossa saúde”, enfatizou. Outra que manifestou satisfação com a programação foi Inajaria dos Santos, 22. Mesmo não podendo ficar para acompanhar todas as ações, ela resolveu dar uma passadinha no posto para fazer o teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s).

Palestras

Dentre as palestras realizadas, os temas abordados foram: Arboviroses, Direitos e Deveres da Mulher, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Saúde Bucal. A coordenadora do setor de Endemias da SMS, Fernanda Assunção, apresentou a palestra sobre Arboviroses, que são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue (Aedes aegypti), Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Ela explicou as causas, sintomas, tratamento e formas de prevenção. “Estância apresenta um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2.0, que é considerando médio, por isso, é importante orientar a população para evitar as epidemias, afinal, o clima quente da nossa região propicia a proliferação do Aedes aegypti, por exemplo. Assim, é necessário combater esse problema”, destacou.

A realização das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher na USF Júlio dos Santos contaram com o apoio da Sulgipe, que doou as camisas para os profissionais envolvidos na ação; e também da Universidade Tiradentes (Campus Estância), que disponibilizou estudantes do curso de Enfermagem para a realização da verificação de peso, altura, cálculo de IMC e teste glicemia.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação