2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura promove palestra sobre gravidez na adolescência para alunos do JNF

Fonte: SECOM
20/02/2020 às 08h19

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Equipes multidisciplinares realizam atividades educativas voltadas às crianças e adolescentes nas áreas de abrangências das UBS

Com a iniciação sexual cada vez precoce na sociedade, é de fundamental importância levar para jovens e adolescentes orientações sexuais Por isso, que de forma integrada, a Prefeitura de Estância, por meio da Secretária Municipal da Saúde (SMS) promove, na rede Municipal de Ensino, diversas ações em Educação em Saúde. Na manhã desta quarta-feira, 19, os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal João Nascimento Filho (JNF), participaram de uma palestra sobre Gravidez na Adolescência no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

Na oportunidade, as palestrantes enfatizaram sobre a importância do uso do preservativo para evitar a gravidez e as Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST). Para adequar a faixa etária e facilitar a absorvição do conteúdo, foi exibido um documentário sobre a incidência da gravidez na adolescência no país, e também foi apresentado uma peça teatral sobre gravidez indesejada. De forma lúdica os alunos do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), mostram como engravidar sem o devido planejamento afeta a vida das adolescentes, como isso afeta os estudos, e os riscos para saúde da mãe e do bebê.

A enfermeira Ana Carolina e supervisora do estágio supervisionado do curso de Enfermagem da Unit, enfatizou a importância do programa de saúde nas escolas. “Esse programa tem o objetivo de levar edução em saúde para os alunos da rede pública de ensino, com a finalidade de auxiliar no controle das IST e orientar esses jovens sobre a importância do uso do preservativo, seja para evitar uma gravidez ou uma doença que trará diversas sequelas no decorrer da vida”, disse.

A enfermeira Patrícia Santana explicou que o motivo de trabalhar essa temática no mês de fevereiro. “Em nossas unidades de saúde trabalhamos com diversas ações de prevenção, uma das temáticas é a gravidez na adolescência. Na unidade de Saúde que faço parte nós temos cerca de 70 pacientes acompanhadas pela nossa equipe, desse total um pouco mais de 20% (15 gestantes) são adolescentes. Então a Secretária Municipal da Saúde dedicou esse mês de fevereiro como o mês de prevenção a gravidez na adolescência, em decorrência do carnaval dentro das atividades do Programa de Saúde da Escola (PSE). Assim, trouxemos essa temática para a escola a fim de falar sobre os métodos contraceptivos, e para incutir na mentes deles uma sementinha que é melhor prevenir do que enfrentar as consequências de um ato impensado”, afirmou.

O professor Raimundo Souza parabenizou a Secretária da Saúde pela iniciativa de levar essa discussão para as escolas. “Nos dias atuais é muito importante a iniciativa de trabalhar essas temáticas transversais com nossos alunos. Isso por que cada que passa os nossos adolescentes estão tendo cada vez mais necessidade de orientação sobre educação sexual, gravidez precoce e muitas vezes essas temáticas não são debatidas no âmbito familiar”, expressou.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação