2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura realizou 1ª feira de Artesanato da Praia do Saco

Fonte: SECOM
19/02/2019 às 10h15

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Estância, por intermédio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com Associação das Populações Tradicionais da Praia do Saco (APTS), realizou no último sábado, 16, a 1ª Feira de Artesanato da Praia do Saco. A ação foi criada com o intuito de mostrar e valorizar os trabalhos produzidos pelos artesãos, incentivando e apoiando ações de geração de renda e fomentando o turismo em um das 100 mais belas praias do mundo.

Na ocasião o público encontrou no mesmo espaço arte, cultura e gastronomia e boa música no clima muito agradável e familiar. A abertura oficial foi realizada pelo grupo de dança “As Dandaras”, composto por jovens do porto do mato, e que tem a sua temática baseada na cultura afro-brasileira. Já a atração musical ficou por conta do cantor estanciano Itinho. Ainda era possível apreciar os sabores das comidas típicas bastante procurados pelos turistas, como moqueca na palha, doces, biscoitos artesanais, iguarias e condimentos. Além peças artesanais, obras de arte, camisas estampadas, bordados, crochê, as famosas bonecas de pano, entre outros.

O Prefeito de Estância, Dr. Gilson Andrade, esteve na feira, e ficou muito entusiasmado com a realização da Feira.

“A nossa gestão tem se consolidado com a realização de eventos voltados para a valorização da cultura e artesanato local. Já realizamos em outras localidades e aqui mostrou ser uma decisão acertada, a praia que é uma das mais belas do mundo recebe um grande número de turistas que passam a ter uma opção de lazer. Além de fomentar o turismo gerando emprego em renda”, afirmou.

“Pela primeira vez a administração pública oferece aos nativos, veranistas e turistas a oportunidade de desfrutar de um momento de confraternização, com as mesas cheias de pessoas saboreando a culinária, comprando o artesanato e ouvindo uma boa música. Então enfatizo aqui a presença da cidade de Estância, representada pela gestão pública capitaneado pelo Prefeito Gilson Andrade e secretarias envolvidas, a presença do artista e o os artesãos. Então precisamos aqui um incentivo ao turismo, ao comércio e alegria, tudo isso proporcionado pela gestão do Prefeito Gilson Andrade”, declarou o líder do Prefeito na Câmara, o Vereador Misael Dantas.

O Secretário da Cultura e Turismo Manoel Messias, comemora o resultado da primeira Feira de Artesanato.

“A avaliação da Feira e extremamente positiva. Hoje recebi os parabéns dos moradores, turistas e artesão. E na mesma linha solicitaram que a feira seja ampliada e que passe a fazer parte do calendário de eventos do município. Isso é muito gratificante e agora cabe o desafio de atender os anseios de todos e contribuir para movimentar as tardes e noites da Praia do Saco com a manutenção e ampliação dessa importante ação”, avaliou.

A moradora dona Helena D' Almeida, 86 anos, que reside há mais de 13 anos no povoado Saco, aprovou a iniciativa da Prefeitura de Estância em realizar a Feira de Artesanato.

“Gostaria de parabenizar a todos os responsáveis pela realização dessa Feira de Artesanato. Eu particularmente gostei de tudo, do ambiente, da segurança, e do sossego. Na minha opinião deveria acontecer mais vezes”, expressou.

“Gostaria de dizer que é com muita alegria que a gente chega aqui na Praia do Saco e se depara com essa bela Feira. Como frequentador dessa praia digo que o projeto deve ser abraçado pela prefeitura e pelos moradores”, disse o veranista Gilvan Alves que frequenta a localidade há mais de 27 anos.

A Feirinha de Artesanato da Praia do Saco é uma ação que demonstra a intenção da administração municipal em valorizar a produção artística e cultural do município aproximando a população, e, principalmente oferecer aos turistas e moradores mais uma opção de lazer e uma pequena mostra das riquezas culturais produzidas na Cidade Berço da Cultura Sergipana.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação