2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Projeto Mão Amiga entrega de sacola coletora para catadores de laranja

Fonte: SECOM
22/02/2018 às 14h35

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Foi realizada, na manhã desta quinta-feira, 22, no auditório da Secretaria Municipal da Educação, a entrega de sacola coletora de laranja aos trabalhadores dessa atividade no Município de Estância. Os utensílios foram entregues pela Prefeitura Municipal de Estância, por meio da Secretaria de Estado da Inclusão Social. Na oportunidade, os catadores participaram de um seminário para dar orientações técnicas sobre o manejo de defensivos agrícolas e manejo do solo e uso de equipamentos de proteção.

O secretário de Estado da Inclusão Social José Sobral comentou sobre a concessão do benefício aos catadores de Estância. "O Município de Estância possui cerca de 140 catadores de laranja que são beneficiados com o programa Mão Amiga. Durante o período da entressafra, eles recebem um auxílio financeiro em quatro parcelas de R$190,00. Nesse programa, nós sempre entregamos um fardamento que caracteriza o programa Mão Amiga, mas este ano, por solicitação dos trabalhadores, nós substituímos esse fardamento por uma sacola de coleta, que é um equipamento que eles usam para fazer a coleta e que oferece mais conforto aos trabalhadores cadastrados no programa", disse.

O secretário do Governo Renato Silva Jr, que na solenidade representou o Prefeito Gilson Andrade, comentou sobre a importância da sacola para facilitar o trabalho dos trabalhadores. "Essa distribuição das sacolas é uma ação de suma importância para a promoção do bem estar na atividade laboral do homem do campo. Isso porque eles já trabalham com métodos rudimentares e quando se tem uma ferramenta que facilita e ajuda a promover a qualidade de vida dos trabalhadores, eles produzem mais, com mais força e vigor. A melhoria da qualidade de vida da população, seja da zona urbana ou rural, é uma preocupação constante do Prefeito Gilson Andrade. Ele também tem buscado melhorar as estradas e os acessos as para facilitar o escoamento da produção. Tudo isso resulta em melhorias da qualidade de vida", disse.

A secretaria Municipal da Assistência Social Daniele Mulher comentou sobre a importância da parceria para melhorar a qualidade de vida dos catadores de Laranja. "Os produtores rurais já têm uma vida muito difícil com as condições de trabalho desfavorável. Esse programa do Governo do Estado, em parceria com a secretaria Municipal da Assistência Social é muito importante. Essas sacolas vão dar uma dignidade e uma condição de trabalho melhor para o catador de laranja, que, na maioria das vezes, não tinha essa ferramenta para auxiliar no trabalho. Então, hoje esses catadores saem daqui muito satisfeitos com a entrega das sacolas", afirmou.

O projeto Mão Amiga é realizado pela Seidh e atua em parceria com a Emdagro, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e secretarias municipais de Assistência Social.

Presenças

Estiveram presentes o Secretário de Estado da Inclusão Social, José Sobral; o secretário do Governo, Renato Silva Jr; a secretária da Assistência Social; Daniele Mulhert; o representante da diretoria de inclusão Produtiva, Mauro Silva; o representante regional da Endagro, Carlos Alberto; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Augusto.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação