2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Projeto leva testes rápidos de saúde à UBS do Recanto Verde

Fonte: SECOM
06/04/2018 às 17h02

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, a Prefeitura de Estância por meio o setor de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou na manhã desta sexta-feira, 6, a primeira ação do Projeto “CTA na Minha Comunidade”, na Unidade de Saúde da Família do Residencial Recanto Verde.

Ação que tem o objetivo de prevenir, diagnosticar, acompanhar e tratar as infecções sexualmente transmissíveis. Na oportunidade, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento contou com a realização de testes rápidos para verificação de três doenças (aids, sífilis e hepatite).

Além da verificação, as equipes também realizaram abordagens para disseminar o conhecimento sobre a prevenção, a fim de reduzir os índices de Sífilis Congênita, HIV e Hepatites. É importante ressaltar que, além da presença da equipe do CTA, o posto manteve todo o atendimento normal com a presença do clínico as quartas e sextas-feiras e os serviços odontológicos que ocorrem em datas específicas.

A coordenadora da Atenção Básica Daniele Fahel falou sobre a importância de levar esses projetos as comunidades. “Essas ações que estamos realizando nas comunidades têm o objetivo de conscientizar o maior público possível em relação à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Para isso, durante todo o decorrer de 2018, levaremos às comunidades esses serviços por meio do projeto CTA na Minha Comunidade, pelo menos duas vezes por mês estaremos levando o CTA itinerante às comunidades”, explicou.

É importante ressaltar que não é necessário esperar a passagem do CTA nas comunidades, isso porque o acesso ao CTA é livre, sem a necessidade de marcar consultas. Ele funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 13h no Centro de Referência Doutor Clovis Franco (Centro). No local é possível realizar esses testes de forma gratuita.

Segundo informou Daniele Fahel, a procura espontânea é grande e mensalmente são realizados cerca de 300 testes rápidos no CTA. Apesar disso, a equipe resolveu facilitar o acesso das pessoas levando às comunidades, tendo foco principal os casados, adultos jovens da faixa de 14 a 29 anos e idosos.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação