2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Promovido o Iº Fórum Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Fonte: SECOM
27/12/2019 às 13h51

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SMDE) realizou na manhã desta sexta-feira, 27, o I° Fórum Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O evento aconteceu na Escola do Comércio, onde reuniu produtores rurais que residem nos povoados, assentamentos e colônias de Estância, e que na oportunidade, participaram da votação para eleger os representantes da sociedade civil que vão compor o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Após a formação da mesa composta pelo gestor da SMDE, Carlos Blinoffi, e o adjunto da pasta, Sérgio Bezerra; o Agente de Desenvolvimento de Negócios no Banco do Nordeste (Estância), Djalma Cardoso Lima Neto; a presidente da Associação Comunitária do Povoado Curimã, Airaê Maurício Santos; o representante do Movimento Camponês Popular (MCP), Jocélio Inocêncio, e feitas as considerações por cada um, foi lido o regimento do fórum, e em seguida, apresentada a palestra ministrada pela Engenheira Agrônoma do MCP, Carol Maia, cujo tema foi “Desenvolvimento Rural Sustentável e participação social do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Carlos Blinoffi disse que Estância conta com 68 comunidades rurais, e que ficou feliz em ver a participação de representantes de muitas comunidades rurais neste primeiro fórum do CMDRS. “Para que o município arrecade recursos junto aos programas sociais do governo federal, principalmente do Ministério da Agricultura, a exemplo do PAA, PNAE e tantos outros, é necessário que o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável esteja ativo”, esclareceu.

A Engenheira Agrônoma do MCP, Carol Maia disse que o objetivo da palestra foi trabalhar os conceitos sobre a importância do desenvolvimento rural sustentável, e todo processo que a levou a discutir a relevância da agricultura familiar e camponesa em seus vários setores, e sua ampla diversidade no território Sul, especialmente no município de Estância, para assim, pautar um jeito novo e mais alternativo de fazer agricultura mais sustentável e agroecológica.

José Reginaldo Lisboa, presidente da Associação Adorado dos Carajás, localizada no Assentamento 17 de Abril (Povoado Calumby), disse que não quis participar da eleição, mas muito lhe interessou estar presente no fórum. “Vim participar desse evento para conhecer os representantes do Conselho, que com fé em Deus, vão lutar para trazer benefícios para as comunidades rurais”, disse. Já a presidente da Associação Comunitária do Povoado Curimã, Airaê Maurício Santos, fez questão de participar do pleito e destacou sua intenção. “É importante fazer parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, porque precisamos ter alguém em nossa comunidade que esteja lutando pelos nossos objetivos”, justificou.

Após a palestra, teve a votação dos Conselheiros, que teve como resultado representantes das comunidades: Associação Comunitária do Povoado Massadiço, Associação das Catadoras de Mangaba do Povoado Ribuleirinha, Associação de Cooperação Agrícola Eldorado dos Carajás, Associação Comunitária de Desenvolvimento da Zona Sul de Sergipe (AGROSUL), Associação de Desenvolvimento Comunitário da Colônia Vertente, Associação Comunitária do Povoado Ribuleira Grande, e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Estância.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação