2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Realizada a Oficina de Revisão do Plano Diretor Municipal

Fonte: SECOM
14/12/2018 às 18h10

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Tendo em vista a proposta: “Vamos pensar sobre o futuro da nossa cidade”, a Prefeitura Municipal de Estância (PME) realizou nesta sexta-feira, 14, na Escola Antônio Carlos Valadares, a Escola Agrícola, localizada no Povoado Araçás, a primeira Oficina de Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que contou com a participação de moradores da zona rural (área Norte), especificamente das comunidades: Rio Fundo II e III, Nova Estância, Araçás, Calumbi, Taquari, Saco da Raiz, Bela Vista e dos Assentamentos Rosa de Luxemburgo, e 17 de Abril.

Antes de iniciarem os trabalhos, a secretária adjunta do Meio Ambiente, Verônica Fernandes deu as boas-vindas ao público presente e destacou a importância da participação da comunidade em todo o processo de revisão do PDM na oficina. Segundo ela, consiste num espaço onde a comunidade pode ser ouvida com relação à percepção que se tem sobre a cidade. “Vamos pensar sobre o futuro da nossa cidade”, disse.

Em segundo a arquiteta coordenadora do trabalho do PDM, Eleusina Freitas fez a apresentação da síntese das leituras técnica e comunitária de Estância, fruto de um trabalho de pesquisa realizado nos meses de julho e agosto. “Fizemos um diagnóstico completo da cidade como resultado de uma pesquisa distribuída por Agentes Comunitários de Saúde, aplicada em todo território municipal, na qual entendemos a percepção da população em relação ao município e apresentaremos hoje a síntese com o cruzamento do olhar técnico com o da população. Também serviu para conhecermos as diferenças de cada região e seu olhar sobre a cidade”, explicou.

No que se refere a organização do território para os próximos 10 anos com a prospecção de um cenário futuro, foi realizada uma dinâmica de grupos com o diálogo construtivo e coletivo sobre os temas: Desenvolvimento Econômico Urbano e Desenvolvimento Econômico Rural, Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial, Patrimônio Ambiental, Infraestrutura e Saneamento. “Nessa atividade orientamos os participantes a colocarem no papel o que pensam sobre Estância no ano de 2028, e ao encontrarem um amigo que não viam há 10 anos, e quais as boas notícias sobre a cidade dariam. Com o tema Café com Prosa foi proposto para reflexão o cenário futuro desejado, onde os participantes divididos em grupos apontaram as principais potencialidades e deficiências do município, dentro dessas temáticas”, informou a arquiteta Eleusina Freitas.

"A gente sempre sonha com o melhor para a comunidade, e é isso o que queremos em todos os aspectos, a exemplo de saúde, educação, segurança e infrastrutura. Acreditamos nesse tipo de trabalho aqui na oficina e estamos aqui para ouvir e ser ouvido também", frisou o presidente da Associação de Moradores do Povoado Rio Fundo III, Genes Rodrigues.

Josivânia Machado, moradora do Povoado Rio Fundo II, assim como o presidente da Associação de Moradores do Povoado Araçás, José Clóvis Conceição, disseram que essa foi a primeira vez que participavam de uma oficina do Plano Diretor Municipal, e que estavam empolgados em poder contribuir com suas ideias na elaboração do PDM.

Sobre a Oficina do PDM

A Oficina de Revisão do Plano Diretor Municipal é uma ação da PME, através de um contrato com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Para realização desse estudo foi contratada a empresa paulista Demacamp.

Esse evento também foi realizado no período da tarde, na Pousada do Padre, envolvendo a participação da comunidade do Abaís, Saco e dos Povoados Porto do Mato, Massadiço e vizinhos.

A Oficina de Revisão do Plano Diretor Municipal envolve uma série de debates, e segue nos dias 17 e 18 de dezembro, com a consolidação da revisão em que foram apresentados conceitos e exemplos práticos quanto os temas pertinentes ao processo de revisão, a exemplo de segurança, habitação, infraestrutura, entre outros.

Presenças

Estiveram presentes na oficina realizada na Escola Agrícola os servidores da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Clício Souza e Elisabeth Ribeiro; da Secretaria Municipal da Educação, Leila Kele; e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Mateus Brandão; além das arquitetas Cláudia Virgínia Souza e Heloísa Diniz; e o antropólogo, Sílvio Silveira, da empresa contratada para realizar o estudo.

PDM de Estância

O Plano Diretor de Estância, instituído em 2008, consiste num procedimento de desenvolvimento e expansão urbana, responsável por vários projetos que envolvem aspectos físicos e econômicos, mas sempre focando em equilibrar questões sociais e ambientais.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação