2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Realizada a abertura do Projeto de Interiorização do FIES em Estância

Fonte: SECOM
26/07/2019 às 13h45

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Em solenidade realizada nesta sexta-feira, 26, no auditório da Câmara de Vereadores, aconteceu a abertura do “Projeto de Interiorização no município de Estância", que trata-se de uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), em parceria com a Prefeitura Municipal (por intermédio da Secretaria da Assistência Social), e a Sarandi, em que serão ofertados seis cursos profissionalizantes através do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Abrindo o evento, o professor do SENAI, Walter Oliveira Andrade apresentou a palestra “O caminho para o sucesso”, enfatizando a importância da qualificação profissional, assim como o perfil que o mercado de trabalho busca. Em seguida, foi exibido um vídeo institucional produzido pela Unidade de Comunicação do Sistema FIES sobre o Projeto de Interiorização em Sergipe.

“É uma alegria ver esse auditório lotado de pessoas dispostas ao aprendizado, afinal, onde há educação há mudanças de paradigmas. Como gestora e professora observo essa parceria com entusiasmo porque considero que o conhecimento é sempre o caminho para valorizar o cidadão, além disso, profissionalizar a mão de obra desses jovens estancianos também é um compromisso nosso a fim de proporcionarmos mais oportunidades”, destacou a prefeita em exercício, Adriana Leite (PRB).

O vereador Misael Dantas (PSC) também fez o uso da palavra. Ele parabenizou o trabalho da Secretaria da Assistência Social, reforçando que parcerias como essa são possíveis graças ao olhar da gestão municipal através de uma pasta tão dedicada. “Estância é referência em qualidade, por isso, vemos aqui tantos jovens em busca de uma profissionalização. O caminho pode não ser tão curto, mas tenham certeza que se vocês se dedicarem vão alcançar grandes objetivos “, reiterou.

Também presente ao ato, a secretária da Assistência Social, Danielle Muhlert, deu as boas-vindas aos presentes ressaltando a magnitude dessa oportunidade que vai possibilitar a geração de emprego e renda. “No total serão beneficiados 248 jovens que gratuitamente terão o aprendizado teórico e prático no decorrer de 40 dias no curso que escolheram, e que ao final receberão certificado”, explicou.

O aluno curso de Eletricista Instalador Industrial, Sílvio dos Santos foi convidado para fazer o uso da palavra em nome dos demais. Em breves palavras agradeceu a oportunidade e incentivou a todos darem o melhor de si no curso que escolheram. Aécio Freitas dos Santos, por exemplo, que se matriculou no curso de Mecânico de Motocicleta, disse que seu objetivo é adquirir experiência nessa área, já que é uma profissão que não terá dificuldade de emprego. “Tenho alguma noção sim, mas já perdi oportunidades porque não ter certificado, e agora não poderia deixar passar essa chance”, disse. Já Cleber Conceição de Menezes, aluno do curso de Eletricista e Instalador Industrial, tem experiência na área porque aprendeu com o seu avô, mas sabe da necessidade de um certificado profissional além da questão do aprender mais. “Estudo Eletrotécnica no Instituto Federal de Sergipe e pretendo seguir carreira na área de Eletroeletrônica”, afirmou. A jovem Daiane da Cruz Santos se inscreveu no curso de Auxiliar de Padeiro. Ela está desempregada e espera uma colocação no mercado de trabalho com essa qualificação; e Joana Gabriely Matos sonha em abrir seu próprio negócio, por isso, se matriculou no curso de Lingerie e Moda Praia.

O Projeto de Interiorização do FIES em Estância vai beneficiar 248 jovens, divididos em turmas (turnos manhã e tarde) em cursos do segmento industrial: Eletricista Instalador Industrial, Mecânico de Manutenção em Motocicletas, Mecânico de Manutenção em Motores a Diesel, Confeccionador de Lingerie e Moda Praia, Auxiliar de Padeiro Auxiliar de Confeiteiro e Informática Básica.

PRESENÇAS:

Além de alguns alunos, também estavam presentes instrutores dos cursos que serão ofertados; o coordenador técnico do Projeto de Interiorização, Agildomar Monteiro, que na oportunidade representou o superintendente corporativo do Sistema FIES e Diretor Regional do Senai Sergipe, Paulo Sérgio Bergamini; o vereador Misael Dantas; secretários da gestão municipal (Romualdo Vieira/ Governo, Enilson Aragão/interino Justiça Social e Cidadania, Marta Monteiro/adjunta da Assistência Social); o coordenador do Núcleo Estanciano de Diversidade Sexual e Direitos Humanos, Carlos Alberto Lisboa; e as coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social, Natalyna Correia e Érica Batista.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação