2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Rede municipal de ensino de Estância participa de Encontro Pedagógico

Fonte: SECOM
10/07/2019 às 00h00

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O evento organizado pela SEME reuniu mais 350 profissionais da educação

O ensino público em Estância é mais do que prioridade, é um compromisso de gestão. Por isso que antes do início de cada semestre letivo, a Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), promove um Encontro Pedagógico.O encontro foi realizado na quarta-feira, 10, e reuniu cerca de 350 educadores da rede municipal de ensino a fim de discutir estratégias que visam promover o estímulo ao processo de ensino/aprendizagem, bem como a troca de experiências exitosas entre os docentes para melhor aprendizagem dos alunos.

Desta vez a jornada trouxe como tema central "Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: implicações na prática da pedagogia Histórico-Crítica. Nesse segundo semestre contou com uma dinâmica diferente , a abertura foi realizada pela Secretária da Educação Adriana Rocha no auditório do Gonçalo Prado, e as oficinas temáticas ocorreram no período da tarde nas dependências da Universidade Tiradentes Campus Estância.

"Hoje realizamos mais um Encontro Pedagógico e estou muito satisfeita com a presença dos professores, que apesar das fortes chuvas estamos com o auditório lotado. Durante todo dia *estivemos* reunidos com a formação, no período matutino os palestrantes falaram sobre as estratégias de ensino, afetividade e humanização sob a ótica da PHC, bem como se dá a idade de desenvolvimento dos alunos e de que forma a aprendizagem chega até eles . Já no período vespertino realizamos oficinas divididas por modalidades educacionais e também promovemos a formação para motoristas e merendeiras. Ou seja , esse é um grande dia de formação para várias equipes que compõem a rede municipal de ensino de Estância", explicou Adriana Rocha.

Uma das palestrantes foi a professora Dra. Núbia Paes ,que abordou sobre o papel que a Pedagogia Histórica Crítica pode proporcionar no projeto de sociedade. "A educação é o espaço em que as novas gerações compreendem o que são, qual é a sua condição, lógica da vida social, como conviver com as pessoas e quais são os valores que permeiam as relações entre as pessoas. E a escola é esse espaço capaz de oferecer proposições educativas que se encaminhe para o desenvolvimento humano de fato e de direito. Sem pensar o papel do professor como qualificador nessa mediação entre a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano, sem esse sujeito que é capaz de proporcionar espaços, tempos e formas para as novas gerações a gente não tem uma formação qualitativa do ser humano" , explicou.

"Esse encontro demonstra o compromisso de toda rede que está envolvida no processo de implementação da Pedagogia Histórico-Crítica, na rede municipal de ensino. Então esse encontro serve para ampliar o nosso conhecimento intelectual e da nossa prática em sala de aula", afirmou a professora Joseane Cordeiro.

A coordenadora geral do Sintese regional Sul, professora Maria Augusta, reforça a importância da formação continuada dos professores. "Professor é o tipo de profissional que está a todo instante necessitando de formação, e quando ela é proporcionada pela gestão é muito importante. Isso porque o professor nem sempre dispõem de recursos financeiros para se dar ao luxo de fazer uma formação. Então, isso é importante para quem acredita na educação pública promover espaços de formação para seus professores", argumentou.

Também presente no evento a vice-prefeita professora Adriana Leite, falou sobre a necessidade de contribuir com a formação docente."Através da formação dos nossos professores podemos contribuir para transformar a vida das nossas crianças. Enquanto professora fico extremamente feliz de em um dia chuvoso contar com a presença de muitos professores. Além de tudo, a nossa missão enquanto professor é muito árdua, e no dia de hoje estamos justamente compreendendo que existe muitas nuances que as crianças trazem de suas casas, e precisamos saber lidar com cada uma dessas peculiaridades dentro da coletividade. Então essa construção no dia de hoje serve para analisar a vivência de nossos alunos e poder de alguma forma transformar a realidade de nossas crianças e adolescentes através de uma educação de qualidade", expressou.

O evento contou com a presença do Secretário do Governo, Romualdo Vieira; Secretária Adjunta da Educação, Geane Carvalho; equipe Pedagógica da SEME; Diretores e professores da rede Municipal de Ensino.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação