2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Rede municipal de ensino participa de curso de formação para Olimpíada de Língua Portuguesa

Fonte: SECOM
21/05/2019 às 13h50

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A formação visa ampliar os conhecimentos para preparação de material para as olimpíadas

Na última segunda-feira, 20, técnicos da Secretária Municipal da Educação (SEME) e professores da rede pública municipal de ensino, participaram, na Cidade de Itabaianinha, da formação para a Olimpíada de Língua Portuguesa 2019. O objetivo da formação foi ampliar e aprimorar o conhecimento dos diversos gêneros literários, tais como, poemas, memórias literárias, crônicas, documentários e artigo de opinião que serão elaborados por nossos estudantes.

“Eu tive o conhecimento que nessa edição o MEC incluiu nas categorias o gênero documentário para os alunos do ensino médio. Isso me deixou muito feliz pois, os alunos que fizeram parte do nosso concurso de documentários, em 2018, vão ter uma vantagem. Mesmo hoje não pertencendo a rede municipal, já que a nossa atuação é no ensino básico, fico muito feliz que eles receberam essa preparação nas nossas escolas e certamente terão uma vantagem sobre os demais candidatos”, frisou o prefeito Gilson Andrade.

No evento foi apresentado o "Caderno do professor", material acessível encontrado no site www.escrevendooduturo.org.br/formação/informação que disponibiliza aos professores diversas atividades. A capacitação teve a duração de 4 horas e possibilitou a troca de saberes e uma reflexão sobre as práticas docentes no intuito de buscar diversificar as metodologias de leitura e escrita na sala de aula.

"É salutar a participação dos professores e dos nossos técnicos da equipe pedagógica para que possam multiplicar as informações recebidas na formação durante as reuniões e através dos planejamentos pedagógicos ampliarmos as ações que possibilitem a participação ativa dos nossos alunos, dando as melhores condições possíveis para alcançarem êxito. Para isso é importante praticar em sala de aula com atividades diversificadas, em consonância com a proposta do edital do evento. Recentemente os alunos foram envolvidos em um concurso de poesia, onde obtiveram bastante êxito, e breve estaremos lançando novos editais de outras atividades, e não tenho dúvidas do sucesso que terão esses alunos e seus professores", afirmou a secretária da Educação, Adriana Rocha.

Sobre as Olimpíadas de Língua Portuguesa (OLP)

Lançada pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a OLP tem o objetivo de apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A olimpíada prevê a realização, com orientação dos professores inscritos, de oficinas de produção de texto com os alunos do quinto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. A partir daí, a competição passa por várias etapas, municipais, estaduais e regionais, até se chegar aos 32 estudantes vencedores na etapa nacional. Após a realização das oficinas, as escolas terão até 19 de agosto para encaminhar os textos às comissões julgadoras da OLP. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação