2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

São João Mais Cultural do Brasil Investimento que agrega cultura, gera turismo e renda

Fonte: SECOM
24/06/2018 às 07h46

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Depois do Carnaval, o São João é a festa popular mais celebrada pelos brasileiros e que causa forte impacto nas economias locais, e em Estância não é diferente, onde a cultura tradicional dos festejos juninos lhe rendeu o título de “Capital Brasileira do Barco de Fogo”. Neste ano, a edição 2018 dos festejos juninos cujo slogan foi “O São João Mais Cultural do Brasil” teve uma programação com 31 dias ininterruptos de programação contemplando atividades na cidade, no Arraial Zé Taquari, montado na Praça Barão do Rio Branco, assim como na Zona Rural, com a edição do Forró no Campo, e shows musicais na Salva Junina ( 31 de maio) e véspera de São João ( 23 de junho), no Forródromo Rogério Cardoso.

Quem mora em Estância ou visita o município durante seus festejos tem o privilégio de desfrutar de muita cultura e curtir 31 dias de intensas festividades com muito forró e arrasta-pé, concursos juninos, manifestações culturais como as Batucadas, ruas enfeitadas, comidas e bebidas típicas, exibição de Barcos de Fogo e Espadas que dão um espetáculo de luzes e cores, e a hospitalidade de um povo tão acostumado a brincar um São João de cultura e com tranquilidade nesta cidade acolhedora e de gente feliz.

Para o prefeito Gilson Andrade (PTC) neste seu segundo ano de gestão promover os festejos juninos no município com 30 dias de festa é motivo de celebração, e representa um investimento que movimenta a economia com a geração de renda, a exemplo da atuação dos ambulantes que aproveitam a festa para comercializar comidas e bebidas.

"Nossos festejos juninos contribuem com a cadeia produtiva fortalecendo o nosso comércio, impulsionando também o das cidades circunvizinhas. Em todos os dias de festa recebemos um grande fluxo de pessoas, inclusive, turistas de vários estados para curtir o São João Mais Cultural do Brasil. Repetimos a dose do ano passado e realizamos uma festa com segurança, num clima de paz e mais uma vez superamos nossas expectativas com o sucesso de público que lotou o Forródromo Rogério Cardoso", destacou o prefeito.

Na véspera de São João Estância transformou-se no destino certo e ponto de encontro de pessoas de todas as idades. E o Forródromo Rogério Cardoso esteve lotado de forrozeiros. Cerca de 30 mil pessoas marcaram presença para curtir os shows de Fábio do Acordeon e Banda Chinelo Dela, talento da terra; assim como bandas e artistas de expressão nacional, como Gil Mendes, Banda Cintura Fina, Edson Lima e Banda Gatinha Manhosa e Samyra Show, que encerrou sua apresentação por volta das 7:20 da manhã.

É importante destacar a eficiente estrutura de segurança para realização dessa noite de festa, que contou com monitoramento em toda área de acesso ao evento com câmeras de segurança e detector de metais, além disso, o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também teve papel importante através do esquema de atendimento com equipe de profissionais de saúde ( técnicos de enfermagem e ambulância para remoção) e médico e técnicos de enfermagem sob regime de plantão de 12h, na Unidade de Saúde da Família Dr. Raimundo Good Lima, no bairro São Jorge (ao lado da Regional de Saúde).

A Secretaria Municipal da Assistência Social (SMAS) e o Conselho Tutelar também atuaram conjuntamente para garantir a segurança e proteção de menores de idade durante a véspera de São João, com a distribuição de panfletos informativos sobre o manuseio dos fogos e fiscalização quanto a proibição da venda de bebida alcoólica para menores de idade.

"Os festejos juninos de Estância sempre foi uma maravilha e sempre será. Mesmo hoje tendo festa na minha cidade eu prefiro curtir a festa aqui em Estância. E sempre que eu posso eu venho com meus amigos e familiares para cá, e tenho certeza que quem vem não se arrepende", disse a cabeleireira de Cristinápolis Janete Santos.

"A cidade de Estância tem uma vibração muito boa, a festa em si é muito boa, eu gostaria de parabenizar pela organização, segurança da festa e pela música de qualidade", expressou o gerente industrial da cidade de Ribeirópolis (SP) Carlos Junior.

Demonstrando que festa boa não se faz apenas com programação atrativa, o prefeito Gilson Andrade (PTC) dá exemplo de administração pública atestando o equilíbrio financeiro da administração municipal ao realizar um evento com tamanho brilhantismo, mas sem causar prejuízos aos cofres públicos. Na última quarta-feira, 20, foi antecipado o pagamento do salário do mês de junho dos servidores, aposentados e pensionistas do município, oportunizando a todos passarem os festejos juninos com dinheiro no bolso. Pelo 18º mês consecutivo foi realizando o pagamento do salário do funcionalismo público dentro mês trabalhado e de forma integral.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação