2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

São João no Campo da Escola Joaquina conta com a participação maciça das comunidades

Fonte: SECOM
07/06/2019 às 13h51

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Povoado Entre Rios foi a terceira comunidade a receber a edição 2019 do São João no Campo

A Prefeitura de Estância por meio das Secretárias da Educação (SEME) e da Cultura e Turismo, leva diversão e cultura as comunidades rurais com a realização do projeto “São João no Campo”. Na última quinta-feira, 6, foi a vez da Escola Joaquina de Souza, localizada no Povoado Entre Rios, receber toda eferverscência cultural dos festejos juninos de Estância. Na oportunidade a população da região e comunidades adjacentes tiveram a oportunidade de vivenciar uma tarde e noite regada a muitas brincadeiras, apresentações culturais dos alunos, corrida de Barco de Fogo, exibição de espadas e aquele forró Pé de Serra para a galera dançar bem juntinho.

A exemplo do que ocorre em todos os locais a escola abriu as portas para que toda comunidade pudesse vivenciar esse momento de intercâmbio cultural. O prefeito Gilson Andrade ao fazer uso da palavra expressou o seu contentamento pela maciça participação dos moradores, professores e alunos. “Eu quero aqui expressar a alegria de observar esse envolvimento da comunidade. Mesmo em um dia chuvoso vocês estão aqui para prestigiar os nossos alunos, e na verdade ocorre um verdadeiro intercambio cultural. Quero parabenizar a todos os professores e alunos pelas apresentações demostradas aqui, e demais colaboradores pelo empenho. Finalizo, convidando todos vocês para que possam prestigiar e divulgar a nossa programação que foi feita com muito carinho, valorizando a nossas manifestações culturas e os nossos artistas, além do nosso glorioso Barco de Fogo”, afirmou.

O Vereador Raimundo Ascendino (Dode) também marcou presença na comunidade da Entre Rios e parabenizou pela iniciativa de levar as comunidades as manifestações culturais de Estância. “Falo com muita franqueza que o prefeito tem levado a nossa verdadeira tradição para todas as comunidades rurais, esse é verdadeiro São João de Estância que é o povo reunido para brincar, dançar forró, comer as comidas típicas e apreciar nossas manifestações culturais. Então parabenizo o prefeito Gilson e toda a sua equipe por realizar um São João pé no chão, mas rico em atrativos culturais”, expressou.

Professora Rafaela Donato expressa a felicidade da comunidade em receber o São João no Campo. “Quando chega o mês de junho os alunos e toda comunidade já ficam aguardando esse momento, que na verdade já virou tradição o Forró no Campo aqui na Escola Joaquina. É um momento de confraternização que conta com a participação dos alunos de outros povoados. Então é um momento muito aguardado pela comunidade pois, é um dia de lazer dos nossos alunos, onde se divertem com várias brincadeiras, apresentações culturais, um momento de alegra e participação em que eles também aprende um pouco sobe a nossa cultura”, frisou.

“As escolas da zona rural apresentam a maior alegria e satisfação de recebe o projeto São João na Campo. Mesmo sendo um dia bastante chuvoso a escola estava lotada, com a participação e envolvimento de toda comunidade. Quem esteve pressente na Escola Joaquina prestigiou diversas atividades culturais, brincadeiras juninas e apresentação de atividades ensaiadas com nossos professores. A escola realizou durante três dias uma gincana cultural, trabalhado pedagogicamente e promovendo um verdadeiro resgate da nossa cultura. E a prefeitura de Estância também trouxe nossas manifestações culturais como o Barco de Fogo e exibição de espadas, para que todos da comunidade possam ter a oportunidade de vivenciar as nossas tradições juninas”, afirmou a secretária da Educação, Adriana Rocha.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação