2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SAAE busca solução para o sistema de esgoto do Recanto Verde

Fonte: SECOM
17/05/2018 às 16h54

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na última terça-feira, 15, foi realizada, nas dependências do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Estância (SAAE), uma reunião com a participação dos representantes da Construtora Celi e da diretoria do SAAE para tratar de assuntos pertinentes ao Sistema de Tratamento de Esgoto do Residencial Recanto Verde.

Na oportunidade, foram esclarecidas algumas medidas já foram tomadas no sentido de tentar resolver a problemática na referida estação. Entre as ações elencadas pela Celi, estão o aumento da tubulação de recalque do tanque de equalização para a distribuição, a automatização do sistema de comando de rádio da estação elevatória para a estação de tratamento, aumento na vazão por meio da mudança no comando das bombas e instalação de uma grade de tela de proteção em uma das calhas. Ações essas, em conformidade com o relatório técnico 01/2018 expedido pela Secretária Municipal da Infraestrutura e Habitação em conjunto com o SAAE.

José Derivaldo, superintendente do SAAE, esclareceu também sobre as ações diárias que o órgão tem tomando no tocante à limpeza e manutenção do sistema de esgoto, limpeza das calhas e retiradas dos resíduos através do carro limpa-fossa.

Por fim, foi acordado que a Celi vai se responsabilizar pela elaboração de um projeto estrutural para construção de uma caixa de areia a fim de evitar a passagem do resíduo para o sistema de tratamento, evitando, assim, a consequente interrupção do sistema, modificações da interligação dos tubos que ocasiona o impedimento da passagem do esgoto de um tanque para o outro e demais serviços necessários para o bom funcionamento do sistema. As ações estão previstas para iniciar na próxima segunda-feira, 21 de maio.

O Superintendente do SAAE, comentou sobre os resultados da reunião com a superintendência da Celi. “Saio dessa reunião muito otimista no sentido de solucionar os problemas decorrentes na estação de tratamento de Esgoto do Recanto Verde. Desde que o SAAE recebeu a estação de tratamento, nos foi dada a incumbência, pelo Prefeito Gilson Andrade, de trabalhar diuturnamente para solucionar os problemas e garantir a tranquilidade da população que ali reside”, disse.

Derivaldo informou ainda que a autarquia municipal promoverá uma grande campanha informativa de conscientização da população. “Além das ações que já realizamos vamos inciar, nos próximos dias, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, uma campanha que ressalte o modo correto de utilizar o sistema de tratamento. Evitando, assim, o descarte na rede de garrafas peti; fraldas descartáveis, retalhos entre outros objetos que, por ventura, possam obstruir o sistema”, acrescentou.

Participaram da reunião o Superintendente do SAAE, José Derivaldo; o Superintendente da Celi, Themistocles; a engenheira civil do SAAE, Sarah Oliveira: e o engenheiro eletricista da Celi, Luiz Matos.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação