2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SAAE inicia implantação da rede de distribuição de água do Assentamento Vitória

Fonte: SECOM
06/08/2019 às 14h26

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Obra orçada em quase 350 mil beneficiará cerca de 190 famílias

A Prefeitura de Estância e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Estância (SAAE), tem trabalhado insacavelmente para promover mais qualidade de vida à população estanciana. Através de obras infraestruturantes, como a implantação da rede de drenagem, substituição da tubulação antiga ou com a ampliação da rede de abastecimento. Com esse olhar social, a gestão municipal tem dado celeridade nas obras de implantação da rede de distribuição de água do Assentimento Vitória, localizado no bairro Alecrim (zona de expansão da cidade).

No projeto, estão sendo investidos aproximadamente 350 mil reais, em recursos próprio, na implantação da rede de distribuição a ser instalada e que possui um total de 4.091 metros, saindo do bairro Alecrim,até as residências das 190 famílias, que serão diretamente beneficiadas. “É preciso planejar ações concretas que beneficiem toda população. Por isso, a rede de abastecimento que será construída atende a expectativa de crescimento dos próximos 20 anos. Eu, particularmente, fico muito feliz de ter implantado a rede de energia elétrica e agora poder trazer a água encanada para essas famílias. Friso aqui que essa é a primeira de três intervenções no bairro. Que além da rede expressa, receberá a construção de um reservatório com capacidade de reservação adequada ao crescimento populacional e o reforço integral da rede de distribuição de água do bairro”, pontuou o prefeito Gilson Andrade.

De acordo com o SAAE, os serviços de escavação e reaterro dos trechos já iniciaram, onde estão sendo implantadas as tubulações de PVC de 60 mm, a qual serão interligadas ao sistema de abastecimento. Essa ação visa atender as demandas de distribuição de água às várias famílias da comunidade, garantindo assim mais qualidade de vida aos moradores, que passarão a receber água tratada nas suas residências.

Dona Vilma de Jesus é uma das moradoras mais antigas do assentamento, reside há cerca de 35 anos, e aguarda com muita expectativa a implantação da rede de água. “Acho muito bom que a prefeitura traga essa benfeitoria para os moradores. Há pouco tempo recebemos a energia elétrica, agora vai chegar a água. Na minha opinião, a água acaba sendo mais importante que a energia, pois dependemos dela para tudo. Então, eu fico muito alegre com essa ação, já que muitos moradores precisavam carregar água em baldes para garantir suas necessidades”, disse.

“Eu acho muito importante, porque todos nós moradores precisamos da água, então vamos usar e pagar por um bem que está sendo utilizado e beneficiando todos os que aqui residem. O sentimento é de alegria, primeiro a felicidade veio com a energia e agora o mesmo sentimento ocorre com a água”, expressou o comerciante Alcilenio Dantas, que reside há cerca de três anos na localidade.

Cristiane Alves, moradora, esteve conferindo o andamento das obras e expressou sua opinião pela ação da prefeitura. “Essa obra é de fundamental importância, sem água não somos ninguém. Eu que sou dona de casa e tenho três filhos sei o quanto é fundamental o acesso à água para realizar os afazeres doméstico”, afirmou.

Além da comodidade de ter acesso à água potável, a implantação da rede de abastecimento traz benefícios do

ponto de vista sanitário/social e econômico, ao prevenir a proliferação de doenças, aumento da expectativa de vida da população, reduz a mortalidade, facilita a instalação de novos empreendimentos, e facilita o controle

da qualidade da água.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação