2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SEME participa da Mobilização SAEB promovido pela DRE-1

Fonte: SECOM
10/10/2019 às 14h35

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O encontro ocorreu em Estância e contou com a presença de gestores dos 9 municípios da região sul de Sergipe

A prefeitura de Estância por intermédio da Secretária Municipal da Educação (SEME), tem realizado um grande esforço para alavancar os índices da educação no âmbito municipal. Para estreitar essas ações em prol de uma educação eficiente a SEME, atendeu ao convite da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC), e participou da mobilização promovida pela Diretoria Regional de Educação (DRE-1) realizada na manhã desta quinta-feira, 10, no auditório do Colégio Estadual Senador Walter Franco.

O encontro foi realizado com o intuito de intensificar a mobilização da rede pública de ensino para preparar e incentivar a participação dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, e 3º ano do ensino médio no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliação nacional que gera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a ser realizada nos dias 21 de outubro e 1° de novembro em todo o país.

A formação visa, também, discutir e alinhar as estratégias que serão utilizadas nas escolas para garantir a participação maciça dos alunos na prova de avaliação. Na oportunidade secretários de educação, gestores escolares, coordenadores e equipe pedagógica dos 9 municípios que compõem a área de abrangência da DRE-1 estiveram presentes compartilhando ações exitosas desenvolvidas em suas redes.

Representando o município de Estância a Secretária da Educação Adriana Rocha, acompanhada de sua adjunta Geane Carvalho, fizeram uma explanação das ações concretas implementadas na rede de ensino de Estância. “A rede pública municipal de ensino de Estância tem sido referência nas ações demandadas em prol das melhorias e avanços da educação. Nossa participação nesse encontro foi com o objetivo de apresentar as práticas pedagógicas que estão dando muito certo. Trabalhamos desde 2017 com o objetivo de melhorarmos significativamente os resultado do último IDEB. Para isso mobilizamos toda comunidade escolar, diretores, técnicos, professores, alunos e pais para juntos mudarmos esse quadro. Nossa equipe tem acompanhado e realizado inúmeros simulados, aulões, realizado encontros de formação continuada para professores, reuniões com gestores e técnicos preparando a rede para as avaliações. Estamos comprometidos e focados nesse processo, contando sempre com o apoio incondicional do nosso gestor maior, o Prefeito Gilson Andrade", afirmou Adriana Rocha.

O diretor regional da DRE-1 Franz Russemberg, explicou que o objetivo do encontro é debater, dirimir dúvidas e criar estratégias para mobilizar a classe estudantil a participar da avaliação e tirar o estado do incômodo último lugar no IDEB. “Estamos na reta final de preparação para aplicação da prova Saeb, que é a maior avaliação da educação pública brasileira. Esse exame vai avaliar o desempenho dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, e 3º ano do ensino médio das redes privada, estadual e municipal. O nosso intuito é firmar essa parceria com os municípios para garantir a presença de no mínimo 80% dos alunos, para que essas notas sejam divulgadas e que possamos atestar a qualidade do ensino público em nosso estado que hoje ocupa a última posição no IDEB”, explicou.

Presenças

O encontro contou com a presença do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Thiago Carvalho; Diretor Rgional da DRE-1, Franz Russemberg; Secretária da Educação, Adriana Rocha; Secretária Adjunta da Educação, Geane Carvalho; Diretor do Colégio Walter Franco, Pedro Lima; Diretores e técnicos das escolas municipais e estaduais e equipes pedagógicas dos municípios.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação