2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SEMMA realiza atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente na Escola Laura Cardozo

Fonte: SECOM
05/06/2019 às 20h17

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Em alusão à Semana do Meio Ambiente, a SEMMA (Secretaria do Meio Ambiente) realizou nesta quarta-feira, 5, atividades com o objetivo de promover a conscientização ecológica dos alunos da Escola Laura Cardozo Costa, no bairro Cidade Nova.

Distribuídas em três turmas, crianças do ensino fundamental menor (do 1º ao 5º ano) com idade entre 6 e 10 anos, participaram das oficinas de reciclagem com a reutilização de materiais que poderiam ser erroneamente descartados no meio ambiente. Assim, elas aprenderam a confeccionar ecobijus (colares e pulseiras) a partir de revistas e jornais, e porta-trecos com as embalagens em caixa de leite longa vida.

O secretário do Meio Ambiente, Joubert Denner, explicou que permanentemente a secretaria promove na rede municipal de ensino ações relacionadas a temática ambiental por meio de palestras e projetos. Ele também salientou que a questão ambiental é trabalhada em diversas vertentes, desde a fiscalização para apreensão de animais silvestres em cativeiro, passando pela educação ambiental nas escolas, e fazendo valer a conduta conciente da população através da coleta seletiva.

“Hoje celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e culminamos essa data com atividades na Escola Laura Cardozo Costa, onde realizamos oficinas sustentáveis e o cineminha sobre a temática ambiental, enfatizando a importância da Mata Atlântica, tendo em vista que é um assunto bastante atual e acima de tudo, necessário, porque influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas. A equipe da SEMMA vai encerrar a programação alusiva no final da tarde, com a soltura de pássaros silvestres que foram aprendidos pela Polícia Rodoviária Federal e a Ronda Tática Ambiental, numa área de preservação do municipio", informou.

O diretor da unidade de ensino, professor Edilson Rodrigues, salientou que todas as ações pedagógicas são válidas. "Trazer uma ação como essa para nossa escola é muito gratificante, até porque o meio ambiente é um assunto em pauta que está sendo muito discutido, afinal, é importante preservarmos a natureza para que essa nova geração não sofra danos e consequências ambientais futuramente. Agradeço a SEMMA por escolher a nossa escola para desenvolver essas atividades, e estamos sempre de braços abertos, pois o nosso lema é: dever de ensinar e o direito de aprender", frisou.

Também participou da ação, a professora Luciana Rodrigues, que é responsável pelo Programa Conduta Consciente, parceiro da SEMMA, e que é desenvolvido pela Universidade Tiradentes. "Passamos para as crianças a importância de se preocuparem com as questões ambientais, e as oficinas de reciclagem objetivam também despertar o empreendedorismo, onde elas poderão adquirir uma renda extra", destacou.

O aluno Júlio César Silva, de 8 anos, comentou que estava animado com as atividades. "Reciclar é importante para cuidar do meio ambiente, e quando a gente recicla, a quantidade de lixo diminui nas ruas. Aqui estou aprendendo muita coisa massa", elogiou.

A aluna do 5° ano, Kamilly Daiany Germana, 11, concordou com o colega e salientou que é defensora da natureza. “Aqui a tia nos ensinou que o meio ambiente também precisa da gente, por isso não devemos jogar lixo no chão", disse.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação