2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SEMMA realiza operação de combate a pesca predatória

Fonte: SECOM
18/06/2018 às 08h56

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Com o objetivo de sensibilizar a população ribeirinha de Estância a fim de coibir a pesca predatória, assim como atos degradatórios ao meio ambiente na região que envolve a maré do bairro Porto D' Areia e o estuário do Rio Piauí, a Prefeitura de Estância, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e a Guarda Municipal de Estância (GME) através do grupamento Ronda Tática Ambiental (ROTA), iniciaram na última sexta-feira, 15, o levantamento destes problemas na região.

A ação também contou com a parceria da Colônia dos Pescadores Z-4, que juntos se uniram com o mesmo propósito de reduzir a captura de peixes e crustáceos abaixo do tamanho comercial e idade reprodutiva, tendo em vista fortalecer a atividade pesqueira local de forma legal e sustentável.

Nesta operação foram identificadas situações de pesca predatória com uso de rede camboa (malha 20 cm) fora do limite permitido, pesca com rede munida de corrente (bate-bate) e fechamento de portos.Todas essas atividades são consideradas ilegais.

"A pesca com rede de malha fina é comum na região e infelizmente ela abrange grande captura peixes e crustáceos juvenis com alto grau de descarte (bycath). Esse tipo de pesca não seleciona o tipo de animal capturado e gera prejuízo para a biodiversidade aquática. Outras ações como essas serão planejadas e executadas periodicamente como uma forma de monstrarmos a presença e o compromisso do poder público municipal para a proteção do meio ambiente e cidadãos estancianos", destacou o secretário municipal do Meio Ambiente, Joubert Denner.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação