2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SMS dispõe vacinas contra a Febre Amarela

Fonte: SECOM
23/01/2018 às 11h32

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Estância, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que está disponibilizando vacinas contra a Febre Amarela para as pessoas que vão viajar para as regiões onde há o risco de transmissão da doença, que são os estados do RJ, SP, MG e BA, além de zonas rurais e áreas próximas a florestas.

As vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde Básica Leonor Franco (Cidade Nova), Raimundo Good Lima ( São Jorge) e Quirino Lopes (Centro). É importante destacar que é necessário atender a alguns requisitos para realizar a imunização, pois, existem algumas contraindicações. Crianças com menos de 9 meses, mulheres grávidas ou amamentando e pessoas com alguma doença grave que afete o sistema imunológico (câncer, Hiv, uso crônico de corticóides ou imunossupressores, etc) não podem tomar a vacina. Além disso, idosos devem ser avaliados por um médico antes de tomar a vacina.

A coordenadora da Atenção Básica da SMS, a enfermeira Daniele Fahel, explica que quem já tomou uma dose da vacina em algum momento da vida não precisa tomar um reforço porque a vacina que foi utilizada no Brasil até agora (janeiro de 2018) protege para a vida toda. Ela também destacou que neste momento é importante a vacinação apenas das pessoas que vão viajar para as zonas de risco, caso contrário, não é necessária a imunização porque a SMS sempre teve estoque dessa vacina por ela fazer parte do calendário de vacinação, então, a população não precisa entrar em desespero.

"Pedimos que as pessoas procurem as unidades de saúde para tomar a vacina contra a febre amarela de preferência no período da manhã, pois, como ela é diluída e cada ampola imuniza 5 pessoas, não há o risco de perdermos a dose, uma vez que depois de aberta ela tem validade de até 6h", salientou a coordenadora da Atenção Básica da SMS, a enfermeira Daniele Fahel.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação