2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SMS e CREAM promovem ação alusiva ao Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher

Fonte: SECOM
24/05/2018 às 17h14

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


No dia 28 de maio é comemorado o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher, e a Prefeitura de Estâcia, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde e apoio do Centro Regional Especializado de Atendimento à Mulher (CREAM), promoveu uma ação alusiva nessa quinta-feira, 24, na Unidade de Saúde Leonor Franco (bairro Cidade Nova), conforme cronograma estabelecido para a Semana da Mulher.

A iniciativa teve o objetivo de chamar a atenção e conscientizar as mulheres sobre os diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida delas. Com o tema "Redução da Mortalidade Materna" a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS, Adriana Texeira, falou sobre o assunto. Também teve um mutirão de exames citopatológicos, avaliação odontológica e foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite.

"Antecipamos essa ação que seria no dia 28, e trouxemos outros temas a fim de difundirmos sob forma de conversa e orientações com essas mulheres para que elas também sejam multiplicadoras destas informações. A semana de mobilizaçao pela saúde das mulheres no SUS tem como tema a redução da mortalidade materna e o objetivo é fortalecer a promoçao de ações para a saúde e da mulher na atenção básica e transmitir essas informações para a comunidade", explicou a coordenadora de Educação Permanente da SMS, Jéssica Souza.

A coordenadora do CREAM, Guadalupe Batista também presente na ação, falou sobre o papel do órgão que administra, enfatizado que é focado no combate e enfrentamento à violência doméstica e familiar, assim como no resgate da autostima dessas mulheres. "Contamos que essas mulheres que estão aqui sejam disseminadoras do nosso papel, que propaguem a Lei Maria da Penha e todas saibam que a gestão municipal dispõe de um órgão que lhes oferece ajuda e estamos preparados para acolhê-las", destacou.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação