2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SMS encerra atividades do Outubro Rosa com atividades voltadas aos usuários do SUS

Fonte: SECOM
31/10/2019 às 22h17

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Encerrando a campanha Outubro Rosa 2019, em Estância, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou na manhã desta quinta-feira, 31, atividades alusivas, na Unidade de Saúde da Família Irmã Madalena (CSU), onde também teve como público-alvo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Unidade de Saúde da Família Quirino Lopes.

A programação contou com a realização de ginástica laboral, palestra com a nutricionista da SMS, Mariana Pondé, que falou sobre alimentação saudável voltada à prevenção do câncer de mama. Também teve uma encenação teatral apresentada por graduandos do curso de Enfermagem, da Universidade Tiradentes (Campus Estância), além de ter disponível para o público presente, inclusive, homens, terapia auricular e teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's). As mulheres puderam realizar exames citopatológicos, e passar por consulta com enfermeira para prescrição de exames preventivos (mamografia, ultrassonografia mamária e transvaginal), dentre outros exames, conforme a necessidade da paciente durante a avaliação.

O prefeito Gilson Andrade, e a coordenadora de Educação Permanente, Jéssica Souza estavam presentes na ação. "Chamar a atenção das mulheres para a temática da campanha. Esse foi o propósito do Outubro Rosa, onde nós, enquanto gestão, proporcionarmos o compartilhamento de informações e a oferta de serviços de saúde. Findamos a campanha deste ano com a sensação de dever cumprido, por estimularmos o autocuidado e contribuirmos para salvar tantas vidas, deste mal que é o câncer”, destacou o prefeito Gilson Andrade.

O encerramento da campanha Outubro Rosa deste ano também foi celebrado com atividades em outras unidades de saúde do município. No dia 29/11, aconteceu na Unidade de Saúde da Família Júlio dos Santos, no bairro Santa Cruz; e no dia 30/11, na Unidade de Saúde da Família Dr. Raimundo Good Lima, bairro São Jorge Lima; e na Unidade de Saúde da Família Augusto do Nascimento, no bairro Alecrim.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação