2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SMS promove Mutirão do Schistosoma em Unidade de Saúde da Família

Fonte: SECOM
13/08/2018 às 13h11

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Após o trabalho de diagnóstico realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica, setor da Atenção Básica de Saúde, e em conformidade com o Programa de Controle da Esquistossomose (PCE), em que Agentes de Endemias estiveram no mês de junho no bairro Porto D´Areia onde entregaram coletores de fezes à comunidade, que foram recolhidos e levados ao laboratório para análise, osindivíduos cujo resultado positivo foram chamados para participar do Mutirão do Schistosoma, cujo objetivo foi realizar o tratamento desta doença popularmente conhecida como Barriga d’água, que pode levar a sequelas e até a matar.

“Como o tratamento é totalmente gratuito e realizado pela Farmácia Básica do Município, neste mutirão a equipe de Saúde da Família realizou a entrega do medicamento, o Praziquantel, cuja a ingestão variou de acordo com a idade e peso do paciente, inclusive, acompanhamos a ingestão do mesmo e fornecemos orientações acerca das possíveis reações adversas”, explicou a técnica de enfermagem Jalmira Moreira.

O Mutirão do Schistosoma foi realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Raimundo Good Lima, sob a supervisão da enfermeira Sílvia Alcione Moura, que na oportunidade, deu esclarecimentos sobre a doença. De acordo com a diretora do posto de saúde, Fábia Andréa, cerca de 120 moradores do bairro Porto D´Areia realizaram o exame e dessas pessoas, 50 foram diagnosticadas com schistosoma, um gênero de platelmintos responsável pela esquistossomose, uma parasitose grave que causa milhares de mortes por ano.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação