2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SMS promove Roda de Terapia Comunitária Integrativa

Fonte: SECOM
05/07/2018 às 09h53

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Com o enfoque na solidariedade e fortalecimento das relações humanas incorporando a família como participante e atuante no processo de recuperação do sofrimento mental por meio da terapia comunitária integrativa, a Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu quarta-feira, 4, no Instituto Federal de Sergipe - IFS/Campus- Estância), a Roda de Terapia Comunitária Integrativa, ministrada pelo terapeuta comunitário Renê Moura.

Essa terapia consiste num procedimento terapêutico em grupo, cujo objetivo é promover a saúde e atenção em saúde mental ao portador de sofrimento psíquico. Por ser um trabalho em grupo, atinge um grande número de pessoas abrangendo diversos contextos familiares, institucionais e sociais, portanto, consiste num espaço de acolhimento, partilha de sentimentos e experiências de vida incentivando as pessoas criarem soluções para suas próprias dificuldades, além de fortalecer os laços sociais e os benefícios de viver em conjunto.

De acordo com a coordenadoea de Educação Permanente da SMS, Jéssica Souza, a implantação dessa terapia é para atender a crescente demanda de saúde mental dependente de medicações controladas, através do compartilhamento de vivências e experiências em busca do autoconhecimento e empoderamento destas pessoas a fim de que superem seus desafios.

"Fizemos avaliação dos usuários de medicamentos psicotrópicos do bairro Cidade Nova e percebemos a necessidade de articulação com a Estratégia de Saúde da Família como forma de construir esse projeto terapêutico voltado para esses pacientes", explicou Jéssica Souza.

Para a realização da Roda de Terapia Comunitária Integrativa 11 profissionais da Unidade de Saúde Leonor Franco apoiaram esse projeto.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação