2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SMS promove ação direcionada ao Janeiro Roxo

Fonte: SECOM
29/01/2018 às 13h37

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura Municipal de Estância, por intermédio da coordenação de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove, na próxima quarta-feira, 31, a partir das 8h, na feira livre do Município, uma ação direcionada à campanha Janeiro Roxo.

Intitulada “Blitz da Mancha: Vamos barrar essa mancha de nossa vida”, a atividade consiste na distribuição de panfletos, além de orientações sobre o que é a hanseníase, como prevenir, tratar, sinais e sintomas da doença.

De acordo com a coordenadora de Educação Permanente da SMS, a enfermeira Jéssica Souza, os meses das cores tem como objetivo reforçar e alertar a população sobre a importância de determinada doença e, neste mês de janeiro, a cor roxa representa a luta contra a hanseníase. “Essa iniciativa, além de alertar a sociedade civil sobre os sinais e sintomas da doença, incentivando que as pessoas procurem pelos serviços de saúde, também tem o objetivo de desfazer preconceitos, pois, essa doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento de pacientes devido às deformidades que causava”, explica.

Conhecida vulgarmente como lepra ou Mal de Hansen, a Hanseníase consiste em uma doença crônica infectocontagiosa transmitida de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável suscetível, que se manifesta com o aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo que causam diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação