2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SMS promove seminário sobre aleitamento materno em alusão ao Agosto Dourado

Fonte: SECOM
22/08/2018 às 12h45

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Com o tema “Tecnologias voltadas para a promoção do aleitamento materno”, a Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Tiradentes (Campus-Estância) promoveu nesta quarta-feira, 22, seminário sobre o aleitamento materno, alusivo a Campanha Agosto Dourado, instituída no Brasil no ano passado para celebrar o leite materno como alimento de ouro para a saúde dos bebês.

Realizado no auditório da Unit, o seminário contou com a participação de enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF) lotados nas 15 unidades de saúde do município, além de estudantes do último período do curso de Enfermagem da Unit, e mães atendidas pelo PSF. Na oportunidade a enfermeira neonatal e professora de Enfermagem da instituição, Sílvia Atanásio fez a abordagem do tema com o objetivo de reforçar para os profissionais de saúde a importância do incentivo do aleitamento materno nos primeiros seis meses de vida de uma criança, inclusive, ela deu testemunho de sua experiência como mãe. “A amamentação aumenta o vínculo materno com a criança, o que envolve carinhos e cuidados. A criança que é amamentada tende a ser um adulto com um melhor desenvolvimento”, considerou.

“O objetivo desse seminário é dar visibilidade e promover informação acerca da importância da amamentação para crianças, contribuindo com o desenvolvimento infantil, pois, a amamentação pode ter também impacto da vida adulta. A programação segue à tarde com a realização de um mamaço na Praça Barão do Rio Branco, para orientar sobre a importância do aleitamento materno e também como forma de sensibilização da sociedade sobre o quanto é necessário apoio para que a mulher tenha condições de continuar amamentando tendo em vista os benefícios trazidos pelo leite materno à saúde”, explicou a coordenadora do setor de educação permanente da SMS, Jéssica Souza.

A dona de casa Josinete Cardoso, que é mãe de duas crianças: um menino com 9 anos e uma bebê com 2 meses, participou do seminário. Ela disse que apesar de não ser “marinheira de primeira viagem”, achou importante participar do seminário para esclarecer dúvidas que ainda tinha. “Amamentei meu primeiro filho até os 4 anos de idade e ele é uma criança muito sadia. A minha intenção é fazer o mesmo com Júlia. Sei que algumas mães têm mais dificuldades que outras, mas não desistam. Eu passei por isso quando tive a minha bebê mesmo achando que sabia de tudo. Então, é importante que as mães não desistam de amamentar”, afirmou.

Tamires de Matos Rodrigues, aluna do último período de Enfermagem considera que o aleitamento materno é simples e complexo ao mesmo tempo. “É um gesto que a mãe dedica ao filho que repercutirá pelo resto da vida dele, afinal, o leite materno possibilita um melhor desenvolvimento da criança. Infelizmente tem mães que deixam de amamentar por estética ou por falta de paciência porque não sabem a técnica correta. Amamentar é um ato de amor e esse seminário é muito importante para esclarecer dúvidas, trocar experiências e acima de tudo, quebrar o preconceito quanto a amamentação em locais públicos, porque infelizmente ainda existe esse preconceito. O mamaço que vai acontecer hoje é para isso”, disse.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação