2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SMS realiza Mutirão de Limpeza no bairro Botequim

Fonte: SECOM
15/06/2018 às 12h04

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Para ampliar o cuidado com a proliferação de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por intermédio do Departamento de Combate às Endemias, realizou nesta sexta-feira, 15, um Mutirão de Limpeza, no bairro Botequim, em que Agentes de Combate a Endemias (ACE´s) estiveram nas residências para realizar o trabalho de conscientização, assim como a coleta de lixo e recolhimento de entulhos. No total participaram 43 profissionais e a ação também contou com a parceria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos que cedeu uma caçamba para fazer o recolhimento dos entulhos.

A coordenadora do setor de Endemias da SMS, Fernanda Assunção, explicou que a ação consistiu após o resultado do terceiro ciclo do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que apontou que naquele bairro há uma infestação de 1,9%, percentual que revela sinal de alerta conforme preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), assim estão sendo realizadas visitas aos moradores do bairro reforçando a importância dos cuidados que apontaram os maiores focos do mosquito. “É muito importante a participação da sociedade eliminado entulhos, matos e restos de construções. Por exemplo, se cada morador fizer pelo menos uma vez por semana a inspeção em sua casa nos locais onde serão possíveis criadouros da larva, isso ajudará a evitar a infestação do mosquito, afinal, sete dias é o período de incubação do vírus da dengue”, disse.

A aposentada Guiomar Almeida foi uma das moradoras do bairro que recebeu a visita de Agentes de Combate às Endemias em sua residência. Ela disse que embora constantemente tenha o cuidado com a proliferação do mosquito em sua casa a exemplo de não deixar água parada, a iniciativa da prefeitura a deixou feliz. “Além de nos orientar isso demonstra a atenção da prefeitura em trabalhar pela nossa saúde. Estou muito agradecida”, salientou.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação