2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SMS realiza segunda edição do Projeto CTA em Minha Comunidade

Fonte: SECOM
27/04/2018 às 12h05

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Secretaria Municipal da Saúde, por intermédio da Atenção Básica, realizou, nesta sexta-feira, 27, na Unidade de Saúde da Família Wilma Mascarenhas, no bairro Alecrim, a segunda edição do Projeto CTA em Minha Comunidade. A iniciativa consistiu em oportunizar às pessoas da comunidade a realização de testes rápidos para o diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), a exemplo de Sífilis, HIV e Hepatites B e C, assim como orientações sobre a prevenção destas doenças. Os profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Estância foram os responsáveis por este procedimento realizado através da coleta de sangue por punção digital e o resultado entregue de imediato.

A coordenadora do CTA de Estância, Marcela Abreu Lima, disse que ainda existe um certo “tabu” com relação à realização de testes para essas doenças que são transmissíveis na relação sexual, principalmente com relação ao HIV, uma vez que é considerada como promíscua, no entanto, ela percebe o aumento da adesão por parte da população que, preocupada com a vida sexual, busca realizar esses exames.

Ela informou também que, no caso do resultado de reagente para o HIV, significa que a pessoa está contaminada com o vírus da AIDS, mas o paciente tem o suporte do Município para realizar todo o tratamento, uma vez que Estância é a única cidade a realizar esse acompanhamento, que é feito em Aracaju. Já no caso de detecção de Sífilis e Hepatites B e C, os infectados são encaminhados às equipes de Saúde da Família para realizar o tratamento nos postos de saúde do Município.

“Infelizmente, Estância apresenta um índice muito grande de HIV, ocupando o 4º lugar no Estado. No que diz respeito à Sífilis, em 2º lugar, principalmente a congênita. Então, precisamos trabalhar mais em cima disso, por meio da busca ativa de ações como essa, pois, muitas vezes, são doenças silenciosas, que muitos nem sabem que tem. Então, quando vamos às comunidades com esse projeto, oportunizamos que realizem os exames e também conheçam a forma de prevenção sobre essas doenças”, salientou a coordenadora do CTA de Estância, Marcela Abreu Lima.

Gilvânia Souza Conrado, diretora da USF Wilma Mascarenhas disse que foi a primeira vez que o posto recebeu a ação e considerou como muito importante à população, tendo em vista que prevenir é melhor que remediar. “Quando o paciente descobre qualquer doença de maneira precoce o tratamento é muito mais eficaz. Parabenizo a equipe do CTA de Estância pelo excelente trabalho”, salientou.

A população também aprovou a iniciativa e o público presente não foi composto apenas por mulheres, como foi o caso do jovem Jorge Rodrigo Santos Teles, que, embora nunca tenha feitos testes para o diagnóstico de IST's, fez questão de comparecer. “Moro aqui perto e vim saber como está a minha saúde porque prevenir é importante. O exame não faz medo, não dói, foi rápido e o resultado saiu logo”, comentou.

A dona de casa Joselita dos Santos, 54, que é moradora do bairro, também fez pela primeira vez os testes rápidos de IST´s. “Na verdade, vim marcar uma ficha para consulta médica e, chegando aqui, fui informada desse serviço, então resolvi fazer”, comentou. Já Ana Cristina Santos, revelou que sempre está atenta à sua saúde, por isso não foi a primeira vez que fez testes rápidos de IST´s. “Quando soube que hoje poderia fazer esses testes no posto daqui do bairro vim logo. É importante a gente se prevenir”, disse.

CTA

A primeira edição do Projeto CTA em Minha Comunidade foi realizada no dia 7 de abril, na Unidade de Saúde da Família do Residencial Recanto Verde, e o seu cronograma com as demais datas já foi definido até o final deste ano, sendo realizado quinzenalmente nas comunidades, assim como nos povoados do Município. A próxima edição acontece no dia 9 de maio, na Unidade de Saúde da Família da Colônia Estancinha e, em seguida, no dia 23, na Unidade de Saúde da Família Rio Fundo III.

Sobre o CTA/Estância

É no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) onde são disponibilizados serviços de saúde com a função de diagnosticar e também prevenir as doenças sexualmente transmissíveis. Nestes locais, qualquer pessoa pode fazer um teste de HIV, Sífilis, além de exames para Hepatites B e C sem custo nenhum e o usuário pode ficar tranquilo porque o atendimento é sigiloso e sem nenhum tipo de exposição. O CTA de Estância (Ambulatório de Especialidades Dr. Clóvis Franco) fica localizado na Rua Gumercindo Bessa, 274 – Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das às 7h às 12h.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação