2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SMTT encerra Semana Municipal do Ciclista com ação educativa

Fonte: SECOM
26/08/2019 às 12h33

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na oportunidade os agentes apresentaram dicas de segurança e orientações previstas no art. 21 do Código de Trânsito

Em comemoração a Semana Municipal do Ciclista (19 a 25 de agosto) , instituída pela Lei Municipal nº 1.912 de 19 de Junho de 2017, na Gestão do Prefeito Gilson Andrade, tendo em vista o grande crescimento nos últimos anos dessa modalidade alternativa de transporte, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), por meio do Departamento de Educação para o Trânsito, realizou durante a semana ações educativas com os alunos das escolas Júlio Cesar Leite e Instituto Diocesano da Estância.

Na oportunidade, os agentes apresentaram orientações de garantia de segurança dos ciclistas, sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança pessoal, como capacete, luvas e cotoveleiras, assim como as ferramentas implantadas na bicicleta que garantem mais visibilidade nas vias, como as lanternas dianteiras e traseiras.

Além dessas informações, a equipe de Educação da SMTT também esclareceu que é dever do motorista zelar pela segurança do ciclista em virtude dele trafegar com seu corpo exposto e fez a entrega de um panfleto com instruções de como andar de bicicleta em vias movimentadas. O Superintendente da SMTT Cel. Enilson Aragão elencou algumas ações que devem ser adotadas pelos motoristas. “A segurança dos ciclistas é uma garantia prevista no artigo 21 do CTB. Portanto, devem ser adotadas tais medidas pelos condutores: Atenção ao abrir portas; Guardar distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta; indicar sempre a conversão e fugir de qualquer distração. Com essas medidas simples contribuímos para um trânsito mais seguro e ajudamos a formar condutores e ciclistas mais conscientes”, destacou Enilson.

Vale frisar que a bicicleta além de contribui para deixar o trânsito menos caótico, não polui o meio ambiente e de quebra promove a saúde e bem-estar físico do cidadão, melhorando a sua saúde.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação