2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SMTT realiza capacitação com motoristas e direção da COOPTALAE

Fonte: SECOM
23/01/2019 às 23h48

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários que utilizam o transporte público e ampliar os conhecimentos dos condutores dos veículos sobre as normas que regem o Código de Trânsito Brasileiro, CTB, foi realizado na noite desta quarta-feira,23, no auditório da Secretaria de Educação do município de Estância, uma capacitação com os associados da COOPTALAE, cooperativa de transporte que atende munícipes das comunidades Carmem do Prado, Albano Franco, Estancinha, Candeal, Bomfim e Alecrim. O encontro foi realizado pela superintendência municipal de transporte e trânsito, SMTT, através do departamento de educação para o trânsito.

Na oportunidade, a coordenadora de educação para o trânsito, Marta Regina, abordou diversos assuntos, entre eles os perigos e acidentes do trânsito, orientando sobre a importância de respeitar a velocidade adequada, de dirigir com atenção, manter a distância de segurança, obedecer as leis e sinais de trânsito, bem como fazer constantemente a manutenção do veículo e não utilizar o telefone enquanto dirige. O advogado Robson Souto, que compõe a equipe de educação para o trânsito abordou entre outros assuntos o Art.96 do CTB, que trada dos crimes em espécie que são praticados por quem discrimina a pessoa idosa, prática comum no transporte público de todo o país.

Para o superintendente da SMTT, coronel Enilson Aragão, o ponto crucial e que é compreendido como o mais importante pela autarquia é a interação que a superintendência do transporte e trânsito está fazendo através do departamento de educação para o trânsito. “Através dessa ação que a SMTT está fazendo hoje, que é uma palestra com essa interface, essa interação denominada gentileza gera gentileza, nós estamos cumprindo essa diretriz e conscientizando o condutor dessa cooperativa para que ele possa cada vez mais atender bem o cidadão e compreender a importância do que está previsto na legislação de trânsito, evitando acidentes e dirigindo obedecendo as regras de trânsito estabelecidas no nosso CTB”.

Débora Alves, coordenadora da COOPTALAE enfatizou que a empresa faz constantemente esse tipo de abordagem para conscientizar os associados, no entanto, classificou como muito positiva a iniciativa do órgão de trânsito local.

“Para a nossa cooperativa hoje está sendo uma grande oportunidade, pois além do nosso reforço que já é feito mensalmente dentro da nossa empresa, a SMTT nos ofertou mais essa oportunidade para conscientizar ainda mais os nossos condutores. Como todos os anos o quadro de cooperados sofre alteração, essa capacitação foi muito importante e serviu não só para renovar as capacitações dos mais veteranos, mas, também, mostrar aos novatos as diretrizes de atendimento e comportamento nos moldes que devem ser seguidos. A maior importância hoje é a conscientização, pois a gente está lidando com vidas, então agradecemos muito a SMTT pois esse encontro é de grande importância para conscientização dos nossos condutores”, disse.

Marta Regina, coordenadora do departamento de educação para o trânsito da SMTT, destacou que a iniciativa de deu após seguidas reclamações por parte dos usuários do transporte e enfatizou que todos os casos são apurados e os responsáveis chamados para que as medidas possam ser tomadas. Para a coordenadora do setor de educação no para o trânsito, a palestra desta noite serviu para reforçar as orientações que são dadas no dia a dia durante as abordagens aos condutores.

“A educação para o trânsito esta ampliando os seus trabalhos e nós percebemos que lá na SMTT o setor de transporte tem recebido queixas dos usuários da cooperativa por conta do trato com os passageiros. Quando ocorre alguma denúncia o condutor é chamado para uma conversa com o coronel Enilson que faz um alerta ao profissional que fica ciente das medidas a serem adotadas em caso de reincidência”, destacou Marta, salientando que não é descartada a possibilidade de perda do ponto em caso de seguidas reclamações.

Ao final do evento foi realizada a entrega de panfletos com orientações para que o condutor possa seguir o que rege o código de trânsito, bem como, lido uma publicação que tratava da importância da gentileza no trânsito, uma reflexão para todos os presentes, afinal, pedestres e usuários precisam conviver em harmonia dentro dessa máxima que diz: “Gentileza, gera gentileza.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação