2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Secretaria da Cultura e Turismo promove reunião sobre o Cadastur

Fonte: SECOM
23/05/2019 às 11h10

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Participaram deste encontro empreendedores do turismo de Estância, a exemplo de proprietários de bares, restaurantes e pousadas

Com a proposta de organização da atividade turística em todo Estado, e a possibilidade de manutenção de Estância no mapa do turismo em Sergipe, a Secretaria da Cultura e Turismo promoveu terça-feira, 21, na Câmara Municipal de Vereadores (CMV), uma reunião com empreendedores do turismo de Estância, dentre eles, proprietários de bares, restaurantes e pousadas. Na oportunidade foi apresentado o Cadastur, um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, que é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo em todos os estados e Distrito Federal, o qual garante vantagens e oportunidades de negócios aos cadastrados, além de consistir numa fonte de pesquisa ao turista.

Abrindo a reunião, o chefe do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Sergipe, Dênio Azevedo, apresentou um contexto geral do turismo e relevância do Cadastur. Ele disse que é importante que as empresas façam o cadastro por conta de um projeto que será lançado oficialmente, o ‘Investe Sergipe’, fruto de um convênio entre o Sebrae Nacional, o Ministério do Turismo e a Embratur, cujo intuito é gerar uma série de ações para fortalecer o turismo local. “É necessário que as empresas ligadas ao turismo que forem participar do projeto, estarem vinculadas ao Cadastur”, disse.

Em seguida, o coordenador regional do Cadastur em Sergipe, Paulo Barros apresentou o Cadastur, explicando as vantagens e oportunidades de negócios para os cadastrados. Ele frisou que consiste numa fonte de consulta para o turista. Depois, a gestora do Projeto de Turismo do Sebrae, Bianca Esperidião, destacou a importância da reunião, enfatizando que é fundamental para a profissionalização da atividade turística no município, mas, que isso depende da participação da cadeia produtiva ao fazer o Cadastur para obter visibilidade, além de gerar segurança para o turista que é o cliente. “É fundamental inserir a comunidade no planejamento turístico da cidade, pois, a partir do momento que escutamos as pessoas que lidam diretamente com o turista, isso possibilita um diagnóstico sobre o que acontece na cidade, e permite um planejamento mais apropriado. Estância tem uma diversidade cultural fantástica, um dos maiores festejos juninos do Estado, além de recursos naturais que precisam serem melhor utilizados, como é caso das belíssimas praias do Saco e Abaís”, considerou.

Em Sergipe, o Banco do Estado de Sergipe (Banese) é o único banco credenciado para trabalhar com essa operação de crédito com recursos do novo Fundo Geral de Turismo (Fungetur). Assim, o gerente da Área de Crédito de Desenvolvimento do Banese, Bruno Gouveia, explicou sobre a referida linha de investimento da instituição, enfatizando algumas vantagens substanciosas dentro dessa perspectiva de crédito, a exemplo do incentivo à participação de programas e projetos do governo federal, o apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo, dentre outros.

Também participaram desta reunião o prefeito Gilson Andrade; o secretário da Cultura e Turismo, Manuel Messias; a secretária-adjunta da pasta, Mírian Guimarães, e o assessor de projetos em Turismo, Allan Alberto Oliveira.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação