2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Secretaria da Saúde oferta diversos serviços dentro do projeto Gestão da Gente

Fonte: PREFEITURA DE ESTANCIA
25/03/2019 às 14h55

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Estância realizou no último sábado, 23, na Escola Municipal Zarria Gabriel Jasmim, bairro Alecrim, a 3ª edição do projeto ‘Gestão da Gente’, inciativa que tem a finalidade de ofertar diversos serviços de atendimento sem burocracia, de forma rápida e em horário acessível à comunidade. Com relação as ações da área da saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou toda uma estrutura com gabinete médico-odontológico, e 60 profissionais entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de Saúde e Endemias, auxiliares de Saúde Bucal, técnicos de Laboratório e equipe administrativa para melhor atendimento aos munícipes. “A medicina preventiva ainda não é um hábito de nós brasileiros, e essa grande mobilização realizada pela equipe da Saúde tem essa proposta de incentivar a medicina preventiva”, afirmou o prefeito Gilson Andrade.

Durante a ação foram oferecidos atendimentos médicos de Clínico Geral, atendimentos odontológicos, escovação dental supervisionada, entrega de kits de higiene bucal, exames preventivos, cadastramento no SUS, testes rápido para sífilis, HIV e hepatites, além da atualização e cadastro do Cartão SUS. As pessoas também aproveitaram a ação para atualização do cartão de vacinação e receberam doses das vacinas antitetânica, contra febre-amarela, hepatite B, sarampo, caxumba e rubéola. As crianças da comunidade que ainda não tinham cartão de vacina ou que estavam com ele desatualizado receberam o documento e foram imunizadas. Por fim, os agentes de Saúde realizaram avaliações antropométricas, os de Endemias realizaram uma Blitz sobre arboviroses, que são doenças causadas pelos chamados arbovírus que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela e os membros da equipe de Vigilância Epidemiológica alertaram sobre os riscos, cuidados e sintomas da tuberculose.

“Este tipo de ação visa levar ações da Saúde para mais próximo da população. Mobilizamos 60 profissionais das mais diversas especialidades, e como resultado realizamos 80 consultas médicas, 70 aferições de pressão arterial, 150 testes entre (HIV, Sífilis e Hepatites), 30 atendimentos odontológicos, 15 exames de lâmina, emissão de 35 cartões do SUS, 30 atendimentos entre massoterapia e terapia auricular, e atendimento para 150 pessoas que realizaram a escovação assistida e receberam kits de higiene bucal” afirmou o secretário municipal da Saúde, Jorgivaldo Ramos, ao fazer um balanço dos serviços ofertados, comemorando os números de atendimentos.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação