Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Durante a manhã desta segunda-feira, 6, uma força tarefa composta por servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE, realizou uma série de visitas à moradores da Rua A, no Loteamento Nova Esperança, Bairro Cidade Nova. A equipe conversou com a população, levando para eles as ações que estão sendo planejadas e projetadas pela autarquia, bem como tirando dúvidas e pontuando as demandas da comunidade, ações que visam melhorar o atendimento ao público e a prestação dos serviços a população.
“Todos os dias recebo ligações do prefeito que me cobra medidas para o enfrentamento dos problemas de falta d'água em algumas localidades mais alta, e também para saber o andamento das diversas obras e projetos que temos para sanar essa problemática que ao longo das décadas só tem aumentado, afinal, a cidade tem crescido num ritmo desigual aos investimentos que foram realizados ao longo dos anos no que se refere ao abastecimento de água. Por isso, atendendo a uma das suas determinações, resolvemos conversar com a população para que possamos diminuir a distância entre a comunidade e a autarquia, melhorando nossos serviços e cumprindo a nossa missão que é a satisfação dos nossos munícipes”, declarou Derivaldo Almeida, superintendente do SAAE.
Sara Maria, engenheira que participou da visita às famílias no Bairro Cidade Nova, explicou o intuito do projeto e destacou que o SAAE está preocupado para não deixar a população sem água, seja de forma direta ou através de carro pipa.
“Estamos realizando uma pesquisa com a população para saber as principais dificuldades, o grau de satisfação e em que podemos melhorar para amenizar o sofrimento dos moradores dessa rua, localidade que tem problemas há décadas quanto ao fornecimento de água, afinal, aqui é uma região alta e mesmo com o fornecimento normal em outros logradouros, aqui a água demora a subir para as torneiras”, destacou a servidora pública.
Por conta da localidade da rua, que tem uma geografia que desfavorece o bombeamento da água, a Prefeitura viabiliza semanalmente carros pipa para evitar que haja o desabastecimento de água para a comunidade. Durante as visitas, a população elogiou o serviço emergencial que vem sendo realizado.
“Três vezes por semana o carro pipa vem aqui e atende todos os moradores de forma indistinta. Moro aqui há 12 anos e sempre convivi com o problema da falta d'água, e nunca tinha recebido uma equipe do SAAE em minha casa para me dar uma satisfação e conversar comigo, por isso parabenizo desde já esta iniciativa e irei aguardar a conclusão destes projetos que nos foram apresentados para que definitivamente o nosso sofrimento venha acabar. Sei que o problema não começou com esta administração, mas tenho certeza que agora, eles serão resolvidos”, afirmou o senhor Genaldo.
O senhor Roberto, que mora há aproximadamente 20 anos na região enfatizou que o SAAE tem tido uma atenção especial com a população e destacou que esse tipo de ação em momentos de dificuldades serve para acalentar quem ao longo dos anos vem sofrendo com a falta de investimentos no abastecimento de água da comunidade.
“Há uns sete anos começaram uma obra aí para construir uma caixa d’água aqui na região e abandonaram os serviços, deixando a gente a mercê. Graças a Deus hoje recebo a notícia que a atual administração está trabalhando para resolver de vez esse problema, por isso, quero parabenizar a todos, em especial, a essa equipe do SAAE que nos atende tão bem todas as vezes que entramos em contato”, afirmou o senhor Roberto.
De acordo com Derivaldo, o SAAE está investindo cerca de 6 milhões em várias ações para que a médio e longo prazo possa sanar os problemas de falta d'água na cidade.
“Sabemos que ao longo dos anos a população de Estância cresceu bastante, foram vários e vários loteamentos criados e quase nenhum investimento para aumentar o abastecimento. A demanda cresceu, mas a estrutura do SAAE não, por isso, desde que assumimos a direção da autarquia iniciamos uma série de ações que visam contornar estes problemas, a exemplo da construção da caixa d’água do Valadares, que está em andamento, e da troca da tubulação de água na região central. Também refizemos a adutora do Piaui, levamos água para o assentamento Vitória, estamos reformando a nossa sede administrativa, melhoramos nossa frota, estamos implementando projetos de abertura de poços e estamos na fase de licitação para construção da caixa d’água do Santo Antônio, obra que resolverá definitivamente o problema dos moradores do Nova Esperança”, finalizou o superintendente.