Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (21), a Câmara de Vereadores de Estância aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar Nº 03/2023, de iniciativa do Poder Executivo, que concede reajuste no piso salarial dos professores da rede municipal de ensino.
A matéria prevê reajuste de 14,95%, no salário-base inicial. A proposta do Município foi acordada após reuniões do prefeito municipal, acompanhado do secretário de educação, da secretária da Administração, professores e coordenação do SINTESE/ Subsede Regional Sul e vereadores. A partir do final deste mês (31) até agosto próximo será pago 10% do reajuste e a partir de setembro o total de 14,95%.
“Tivemos um debate ontem e a proposta não atendia os anseios da classe. Já num segundo momento o prefeito compreendeu que era possível manter um diálogo com o SINTESE e nos apresentou uma proposta que traz o piso de 2023, os 14,95, não de uma única vez. Mais uma vez Estância vai pagar o piso. Agora em março paga 10% para todos os trabalhadores do magistério e a partir de setembro, já com tabela aprovada nesta tarde, os 4,95% e, assim, finalizando o piso no percentual de 14,95%”.
“A gente espera que o prefeito continue finalizando o seu mandato com esse compromisso, mantendo um diálogo respeitoso com a categoria, que para nós é muito importante”, externou a professora Maria Augusta, vice-presidente do SINTESE, Subsede Regional Sul.
De acordo com o líder da bancada governista, vereador Kaíque Freire (PV), o prefeito Gilson Andrade (PSD) tem gerenciado o Governo Municipal com a ótica de respeito aos profissionais do magistério, garantindo o piso, honrando a folha de pagamento dentro do mês, sem atraso sequer de dia.
“O PL, ora aprovado, demonstra que a Gestão Municipal tem pautado as suas ações na valorização dos profissionais do magistério deste município. Compromisso de garantir aos filhos dos munícipes uma educação de qualidade através do professor na sala de aula lecionando ainda mais com satisfação”, acentuou Kaíque.
O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 4.420,55 o novo valor do piso salarial dos professores de escolas públicas. Um aumento de 14,95% com relação ao piso de 2022, que era de R$ 3.845,63.
Com aprovação do PL, a matéria será enviada ao Executivo para sanção.