Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Abertura com apresentações artísticas e presença de autoridades marcam evento que define propostas para a saúde municipal
Na manhã de hoje, o auditório da Universidade Tiradentes sediou a 10ª Conferência Municipal da Saúde de Estância. Com o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia. Amanhã Vai ser outro dia", a conferência reuniu profissionais da saúde, representantes de entidades e da população em geral para discutir propostas para a saúde municipal.
A abertura do evento ficou por conta da Centenária Lira Carlos Gomes, que emocionou o público com uma apresentação especial dos meninos do projeto de iniciação musical do bairro Cidade Nova. A intervenção artística do poeta Wilton Santos também foi um dos pontos altos, levando a estancianidade e a defesa do SUS em uma explanação que combinou poesia, dança e performance teatral.
O prefeito Gilson Andrade participou do evento e destacou a importância da conferência como um instrumento para discutir ações que melhorem o atendimento do cidadão. "Tenho certeza que daqui sairão ideias que levaremos adiante, a níveis estadual e federal. Vamos trabalhar juntos para fazermos uma saúde cada vez melhor", afirmou.
"Como vice-prefeito de Estância, sinto-me honrado em participar desta conferência. A nossa rede municipal atende uma população que é 90% dependente do SUS. A gestão municipal tem investido na saúde e se comprometido em melhorar e humanizar o atendimento à população. Estamos juntos nessa luta pela garantia de direitos e defesa do SUS, da vida e da democracia", enfatizou.
Durante o evento, foram discutidos os eixos temáticos definidos para a conferência: "O Brasil que temos. O Brasil que queremos: O SUS que temos e o SUS que queremos", "O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para Garantia de Direito à Saúde", "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia" e "Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todes".
Após a leitura e aprovação do regimento, foram definidas propostas para cada esfera. Os delegados eleitos irão representar Estância na Conferência Estadual da Saúde e levar as propostas discutidas na conferência municipal para serem debatidas em nível estadual.
O evento contou com a presença da Secretaria Municipal da Saúde, Leide Catuninho, seu adjunto Jorge Trindade, da Presidente do Conselho Municipal da Saúde, Maria Odete, da Representante do Conselho Estadual de Saúde Sheila Morgana, Coronel Enilson Aragão da Sec. De Defesa Social, Heverton Ribeiro da Comunicação Social e Jorgivaldo Ramos, Adjunto do Governo e do Vereador Isaías de Jesus, que contribuíram para o sucesso deste evento tão importante para a saúde municipal de Estância.