2180

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Estância

Estancia sedia o 2º Fórum de Integração LÍDER Sul Sergipano

Fonte: SECOM - PME
23/02/2021 às 16h15

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O município de Estância, distante 68Km da capital, está sediando durante toda esta terça-feira, 23, a segunda edição do Fórum de Integração LIDER Sul Sergipano, evento idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, que conta com a participação de prefeitos, vereadores, empreendedores e representantes da sociedade civil que integram o programa de liderança para desenvolvimento regional. Até o final da tarde serão discutidos dois eixos: economia criativa e turismo pela manhã e educação empreendedora no período da tarde. Dia 25 será realizado o terceiro fórum, desta vez, no município de Tomar do Geru.

O vice-prefeito de Estância, André Graça, que no ato representou o prefeito Gílson Andrade, enfatizou a importância do SEBRAE na construção desta política de desenvolvimento de toda a região. “Essa ligação de Estância com as demais cidades da região sul é muito importante para o nosso município, principalmente tendo o SEBRAE como parceiro nesta luta para desenvolvermos a nossa região, principalmente em nosso caso, através do turismo que hoje é um dos segmentos que mais empregam e que precisa de uma atenção especial nossa enquanto setor público, bem como da sociedade civil e de parceiros de gabarito como o SEBRAE”, disse.

Maria Anita Mendonça, Gerente da Unidade de Ambientes de Negócios do SEBRAE, destacou que o evento faz parte da metodologia LÍDER – Liderança para Desenvolvimento Regional, que trará durante todo o dia profissionais de referência nos temas desenvolvidos com o objetivo de despertar os novos líderes para que eles possam conhecer e se engajar nesse processo que será finalizado daqui há dois meses com o lançamento de uma agenda do desenvolvimento regional. “A partir deste trabalho eles deixam de pensar o seu município e passam a pensar o desenvolvimento do seu território!".

Heloísa Fontes, SEBRAE, destacou que o projeto objetiva trabalhar e desenvolver quatro importantes eixos para desenvolver o território sul sergipano. “É um momento ímpar, momento muito importante para a região sul do estado, até porque são quatro segmentos trabalhados no programa LIDER, que são: Educação empreendedora, Agronegócio, Economia Criativa com Turismo e a Indústria”, destacou.

Ginaldo Lessa, Secretário de educação do município de Indiaroba e um dos mediadores do dia, destacou que o fórum tem como propósito de fomentar a cadeia produtiva dos nove municípios que compõe a região sul sergipana, com objetivos entrelaçados em quatro eixos e com a expectativa de desenvolver a região durante os próximos dez anos com ações dentro dos quatro eixos discutidos.

Carmem Silva – Coordenadora do grupo de transição do LIDER Sul Sergipano, ratificou o objetivo do Fórum que é trabalhar o desenvolvimento econômico da região. “O 2º Fórum de Líderes tem a finalidade de estarmos discutindo os modos, as maneiras e estratégias para que possamos caminhar para conseguirmos atingir os objetivos da nossa agenda. Nós já vínhamos realizando alguns eventos de transbordamento na tentativa de angariarmos inclusive novos líderes, novos parceiros e no dia de hoje, com este 2º Fórum, estaremos realizando este debate em torno do turismo e da economia criativa, bem como da cultura empreendedora na tentativa de vermos novas possibilidades de instrumentalizarmos a nossa agenda, inclusive, formalizando uma agência de desenvolvimento econômico do Sul Sergipano e dentro de todo este roteiro proporcionarmos o desenvolvimento econômico para a região”, destacou.

O 2º Fórum de Integração LIDER Sul Sergipano conta com as palestras de Irineu Fontes, ex-secretário de cultura de Laranjeiras e da professora Daniella Pereira, UFS, além da mediação da turismóloga Almira e do professor Ginaldo Lessa.


Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação