2180

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Estância

Cultura promoveu palestra com o tema "Ser e Reconhecer: Educação Patrimonial como Processo de Mediação"

Fonte: Secom PME
23/09/2021 às 14h48

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Sequenciando a programação dos 400 Anos da Povoação de Estância, na manhã desta quinta-feira (23), a Secretaria da Cultura e Turismo promoveu mais um evento que teve como palestrantes a professora Raílda Nascimento (Mestra em Geografia) e Jairton Peterson (Mestre em História), ambos palestraram acerca do tema: Ser e Reconhecer: Educação Patrimonial como Processo de Mediação.

A professora Raílda Nascimento parabenizou a gestão municipal pela iniciativa de romper um silêncio de muitos anos. “Não é tarde para a gente abrir as portas dos nossos casarios e receber os estancianos que estão além das pontes, nas periferias, que precisam conhecer sua cultura. Precisamos fazer com que o povo estanciano saiba do valor de Estância para si. Parabéns Estância pelos 400 anos de muitos valores”, destacou a mestra Raílda.

 “Ser estanciano não é apenas nascer aqui, mas é ter a noção do que representa os rios Piauí e Piauitinga, ter noção do seu apanhado histórico. Esse evento nos mostra e acende essa chama, a chama da nossa identidade. Um povo que se reconhece como tal, se valoriza como tal, divulga-se como tal”, disse o professor Jairton Perteson.

O evento tem como cunho trazer à tona à valorização da identidade estanciana. “Comemorar essa data dos 400 anos da povoação de Estância é partir de um ponto em que a gente precisa discutir a nossa memória, a nossa história, a nossa cultura, os nossos patrimônios. O prefeito Gilson Andrade sabe do valor que isso possui e está engajado nesse projeto extremamente cultural que tem como escopo fazer com que o povo estanciano relembre suas memórias, seu valores, a partir da sua povoação”, acentuou a secretária Lidiane Nobre.

O evento se deu nas instalações da Secretaria da Cultura, prestigiado por escritores, historiadores, professores, jornalistas, radialistas, poetas, imprensa.

A programação se estende até o final deste mês, com vários eventos.


Programação completa, confira aqui


Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação