2180

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Estância

Governo do Estado entrega sede da DRE-01 aos estancianos revitalizada

Fonte: Secom
23/12/2022 às 16h29

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Importante prédio no centro de Estância foi entregue à população pelo governo do Estado, na manhã desta sexta-feira, 23. O imóvel é sede da Diretoria Regional de Educação (DRE-01), que agrega os municípios de Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Salgado, Santa Luzia, Tomar do Geru, Umbaúba, e foi submetido a uma profunda revitalização.

Há anos o imóvel pedia por uma reforma. Ao fazer uso da palavra o prefeito Gilson Andrade lembrou que consecutivamente defendeu a reforma do referido prédio desde que foi deputado, por entender que o mesmo é de vital importância para o desenvolvimento da educação na região.

Ainda em sua preleção, salientou que o Estado tem sido grande parceiro em diversas ações concretizadas no município. “Estância, nesses últimos dois anos, recebeu seis ônibus escolares, mais de três milhões de reais que serão aplicados na construção de uma unidade escolar na região litorânea; está acontecendo obras no acesso à nossa Praia do Abaís, bem como recursos para pavimentação asfáltica dos bairros Candeal e Alecrim; construção da Delegacia Regional; construção da quadra do Colégio Gumercindo Bessa; reforma da quadra do Colégio Walter Franco; o senhor, governador, atendeu um pedido nosso que foi a reconstrução da rodovia que leva a nossa praia do Abaís”, continuou.

“Enquanto deputado todo ano eu fazia indicação para a construção de uma Delegacia Regional em Estância, fazia indicação para reforma deste prédio, fazia indicação para construção de uma quadra no Colégio Gumercindo Bessa. E nada disso acontecia! Mas, tudo no seu tempo: foi preciso o Galeguinho chegar para as minhas indicações de 2011 a 2016 serem atendidas. A cidade de Estância é só gratidão pelo seu trabalho, pelo seu compromisso”, concluiu.

Ao pronunciar-se o governador Belivaldo Chagas discorreu acerca das intervenções do prefeito Gilson Andrade em favor de Estância. Ressaltou que jamais precisou do prefeito de Estância para não ser atendido. Falou da sua alegria em ver o prédio reformado. “O que nos motiva é chegar aqui e ver este prédio histórico, belo, bem cuidado, na situação que se encontra agora e, não, na situação que estava. Hoje a gente recupera, não apenas o prédio, mas o seu legado e a história do seu povo”, sublinhou Belivaldo.

O prédio é uma construção histórica, edificado na presidência do estanciano Maurício Graccho Cardoso (1922/1926), traz no seu frontispício a “Águia”, símbolo à época de inovação que Graccho Cardoso buscava para Sergipe, bem como elevar o ensino secundário. O atual governo do Estado, diante da reforma, mantém aceso o seu valor histórico-cultural e o devolve à população para continuar potencializando a educação na região.

Governo do Estado Implanta CEAC em Estância e agrega serviços municipais

Nesta mesma data, o Governo do Estado de Sergipe, em parceria com o Município de Estância, realizou a implantação do Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC), implantado nas instalações do prédio ‘Passeio Guanabara’, na Rua Capitão Salomão (Centro).

A instituição disponibilizará diversos serviços ofertados pelo Governo do Estado e Município: Deso, SAAE, SSP, NAT, SEAD, NAF, SEFAZ, PROCON, Junta Militar, Sala do Empreendedor.  

O governo do Estado atende uma reivindicação do prefeito Gilson Andrade e implanta no município o CEAC – Centro de Atendimento ao Cidadão. O CEAC está em Lagarto, Itabaiana, Simão Dias e agora em Estância com atendimento aos municípios da região sul. A previsão de atendimento público é de 300 pessoas por dia. O CEAC de Estância é o primeiro do interior em que a Prefeitura oferece serviços.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito André Graça, dos vereadores Kaíque Freire, Zé da Paz, Misael Dantas, Cristóvão Freire, Alinete Soares; secretários, lideranças e imprensa.


Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação