2180

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Estância

Saúde mental no Carnaval e prevenção as IST são temas de palestra na UBS Good Lima

22/02/2022 às 19h28

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Os cuidados com a saúde mental no Carnaval e a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), foram temas abordados na Unidade de Saúde da Família do Bairro São Jorge Good Lima, nesta terça-feira, 22 de fevereiro. A programação integra as ações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que realiza durante o ano inteiro o Programa Educação em Saúde. Através dele são desenvolvidas ações preventivas no que tange os cuidados com a saúde geral da população. 

Para alertar e orientar a população sobre o tema, os enfermeiros Heriomar Soares, Sílvia Alcione e a psicóloga Débora Ramos, trabalharam o tema com os usuários da Unidade de Saúde. "O período carnavalesco é um momento propício para despertar a consciência da população sobre as IST, redobrar os cuidados sobre a pandemia e também a questão da saúde mental no Carnaval. Já que as pessoas passaram um grande período confinadas sem poder fazer suas atividades rotineiras. O nosso intuito hoje é orientar todos os que estão na Unidade para saber lidar com esses três temas vitais para sua saúde", destacou a enfermeira Sílvia Alcione. 

"O Carnaval é uma época em que as pessoas gostam de se divertir e acabam cometendo vários excessos. Que acabam se prejudicando fisicamente e emocionalmente. Então, chamar a atenção para saúde mental é chamar a pessoa para cuidar de  uma parte normalmente negligenciada que é a saúde mental. Por isso que é de grande importância falar sobre a temática e reconhecer os sintomas, como necessidade de isolamento, fobia , depressão, ansiedade e pânico", explicou a psicóloga Débora Ramos. 

Já o enfermeiro Heriomar Soares focou sua apresentação na prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Chamando a atenção dos presentes que é preciso desmistificar a ideia de que algumas doenças só acontecem com os outros. A prática sexual sem a devida proteção deixa a pessoa suscetível à inúmeras doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, que exige tratamento por toda a vida, e outras como a sífilis, de fácil tratamento quando detectada a tempo. Também reforçou sobre a importância da prevênção, os meios de transmissão da doença, a importância do uso da camisinha e as formas da sua manifestação. Sintomas, tratamento e a realização periódica de exames foram outros assuntos abordados. 

Durante a ação a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), disponibilizou para a população o “teste rápido” - procedimento que detecta o vírus HIV, Sífilis e Hepatites Virais. 

Lembrando que a recomendação é que todas as pessoas sexualmente ativas realizem o teste rápido a cada 6 meses. Por fim, é fundamental ressaltar que as Unidades de Saúde disponibilizam preservativos gratuitamente, assim como acompanhamento médico para as doenças sexualmente transmissíveis.


Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação