2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

O surgimento da imprensa em Sergipe é lembrado na comemoração dos 400 Anos da Povoação de Estância

Fonte: Secom PME
23/09/2021 às 20h53

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A tarde desta quinta-feira (23) comportou sob medida o tema sobre a imprensa sergipana. O assunto foi tratado pelo jornalista Jorge Carvalho  que discorreu sobre “O Surgimento da Imprensa Sergipana Através do Jornal Recopilador Sergipano” e, como mediador, o jornalista José Augusto Santos que expôs sobre os jornais existentes em Estância tais como: Folha de Estância, Folha Trabalhista, Gazeta de Estância, Folha da Região, entre outros.

O professor Jorge Carvalho, em sua preleção, destacou que o Recopilador Sergipano está à disposição na Biblioteca Pública Nacional, coleção completa.  O Recopilador Sergipano foi o primeiro órgão da imprensa que surgiu em Estância, em setembro de 1832, editado pelo monsenhor Antônio Fernandes da Silveira.

O evento foi promovido pela Secretaria da Cultura e Turismo que tem à frente a atriz Lidiane Nobre, o certame  contou com a presença do prefeito Gilson Andrade, que agradeceu aos dois palestrantes pela riqueza das informações expostas e os presenteou com livro que ressalta a história dos cinemas de Estância, de Carlos Modesto e também com CD que reúne músicas de cantores locais.

O evento é parte das comemorações da programação alusiva aos 400 Anos da Povoação de Estância (1621/2021).

Fizeram-se presentes: o superintendente da SMTT, Manoel Messias, a secretária da Juventude e Desporto, Gabriela Meneses, Genílson Máximo, secretário adjunto da Comunicação; jornalistas, radialistas, poetas, escritores, cantores, professores.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação