2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Manter a cidade sempre limpa é sinônimo de qualidade de vida

Fonte: Secom PME
24/01/2021 às 14h26

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Estância (SE), por meio das secretarias de Meio Ambiente e a de Urbanismo, pede a colaboração da população para ajudar a manter as ruas do município limpas, principalmente, neste momento em que é enfrentada a pandemia do novo coronavírus e arboviroses como Dengue, Chikungunya e Zica.

Em conversa com o secretário de Urbanismo, Renato Silva Júnior, ele fez importante recomendação, que a população não descarte lixo, entulhos e materiais sem serventia nas ruas, calçadas, terrenos e vias públicas, evitando, assim, a proliferação de inúmeras doenças atraídas pelo descarte incorreto dos resíduos.

“No período da ajuda que o Governo Federal concedeu aos brasileiros, aqui na cidade foi grande a nossa luta para retirar das ruas um imenso volume de sucatas de fogão, de sofá, de armários, de cadeiras, colchões, restos de construções, etc.”, disse o secretário.

É sabido que país a fora a população menos favorecida forma um dos grupos mais vulneráveis a eventos extremos, como inundações, deslizamentos, entupimentos dos bueiros, enchentes, pandemia. Ainda assim, estratégias focadas visando reduzir a vulnerabilidade desses grupos, arrebentam na dificuldade de inúmeros municípios. À medida que aumentam tanto o crescimento das populações urbanas as administrações municipais montam as suas estratégias de enfrentamento, embora, todas tenham os seus limites.

O objeto do texto, ora em tela, tem como finalidade despertar nas pessoas que o lixo e entulhos descartados em áreas habitadas afetam a todos, criam inúmeros problemas para as comunidades, bem como para os gestores. Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa, sem dúvida, todo mundo pode e deve ajudar.

O secretário informa que a limpeza pública em Estância é feita com o contingente de nove caminhões compactadores e com equipes espalhadas por toda a cidade, trabalhando nos três períodos do dia, incluindo região do litoral.

“O esforço concentrado permite que todos os bairros sejam atendidos. Na gestão passada o prefeito Gilson Andrade implantou a Coleta Seletiva, destinou veículo para tal finalidade e foi criada uma associação, logo, contribui com o volume de lixo descartado nas ruas”, reitera Renato Silva.

Ao jogar lixo no chão e não zelarem pela limpeza das ruas, os moradores contribuem para que ocorra a proliferação de insetos e animais peçonhentos, além do entupimento dos bueiros, contribuem para causar enchentes, trazendo prejuízos para a própria comunidade.

“Em alguns pontos onde há Caixa Coletora é comum jogarem o lixo fora da caixa, vêm cães e gatos e rasgam as bolsas, sujam o ambiente, ficam à toa resíduos que agridem o meio ambiente. A gente pede às pessoas que nos ajudem, coloquem o lixo na caixa coletora, pois temos o veículo que faz o recolhimento regular”, acentuar o Secretário.

Algumas recomendações que ajudam manter a cidade sempre limpa:

1. Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.

2. Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.

3. Cuidados com resíduos perfuro-cortantes, como cacos de vidro, agulhas e outros descartados de maneira inapropriada, podendo ferir os profissionais da coleta. A recomendação nestes casos, é que o resíduo seja colocado dentro de algum recipiente seguro que possa ser lacrado e vedado, diminuindo os riscos de acidentes.

4. Coloque os sacos de lixo no local adequado apenas nos dias de coleta. Se possível, fora do alcance de animais que possam rasgar os sacos e espalhar o lixo na rua.

5. Ficar atento aos dias em que o caminhão faz a coleta do lixão na comunidade.

6. Evitar deixar animais soltos nas ruas.

Vamos manter nossa cidade limpa e as pessoas livres de doenças!

PREFEITURA DE ESTÂNCIA

@prefestancia

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação