2180

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Estância

Estância acolhe o novo Bispo Dom José Genivaldo Garcia

Fonte: Secom
25/02/2023 às 21h17

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O município de Estância, localizado à Região Sul do Estado de Sergipe, na tarde deste sábado (25) foi palco da celebração dos ritos de posse do novo Bispo da Diocese de Estância, D. José Genivaldo Garcia. Sergipano, nascido em 24/08/1968, na cidade de Cumbe; é o quinto bispo a ser empossado. Quatro bispos já pastorearam a Diocese de Estância: D. José Bezerra Coutinho, D. Hildebrando Mendes Costa, D. Marco Eugênio Galrão Leite e D. Giovanni Crippa.

É sabido que o Estado é laico, entretanto, o evento em tela constitui-se de grandeza para o município estanciano, uma vez que Estância é Sede da Diocese e abrange os municípios de: Estância, Arauá, Boquim, Cristinápolis, Indiaroba, Itabaianinha, Lagarto, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão, Salgado, Santa Luzia, Simão Dias, Tobias Barreto, Tomar do Geru, Umbaúba, 16 municípios e 28 paróquias.

Mediante a relevância do evento a prefeitura concedeu apoio e fez a cessão de: plantão médico na Unidade de Saúde Dr. Clóvis Franco; Equipe de Apoio; Estrutura de Som; Palco, Luz, Banheiros Químicos, SMTT, Guarda Municipal; apoio das secretarias da Defesa Social, Comunicação, Cultura e Turismo, Urbanismo; Visando a tranquilidade dos fiéis a Polícia Militar se fez presente com 40 agentes.

Em todo o trecho da Rua Gumersindo Bessa – do Colégio das Freiras à Catedral – foi montada ampla estrutura para acomodar os visitantes católicos, com cerca de cinco mil assentos, telões em led, palco; marcaram presença mais de 100 padres, cerca de 10 bispos, 60 ônibus vindos das cidades que compõem a diocese. Uma festa que há décadas não se vê com tamanha altivez e membros da prelatura.

“Estância tem o privilégio da presença do bispo residindo na Sede da Diocese. Estância é o coração da Diocese. É uma alegria para cidade ter a presença do bispo aqui. Nós é que desfrutamos mais dessa presença. Por isso, nos sentimos mais comprometidos e responsáveis nestes momentos, de fazer bem, de acolher a todos”, disse padre Humberto.

O prefeito da cidade, Gilson Andrade, acompanhado do vice-prefeito André Graça, de secretários municipais, se fez presente e expressou imensa alegria de estar na condição de gestor para dar as boas-vindas, em nome dos estancianos, ao novo bispo e desejar um exitoso bispado à frente da Diocese.

“Honra-me ter participado, hoje, da acolhida ao novo bispo diocesano de Estância, Dom José Genivaldo Garcia. A Dom Genivaldo, minhas boas-vindas e prontificação em colaborar com a missão da Diocese, que tem um papel fundamental no desenvolvimento de nossa cidade.  Que o Senhor o abençoe com saúde e sabedoria na continuidade da missão pastoral à frente de nossa Diocese”, disse o prefeito.

O vice-prefeito também falou da importância do evento para os estancianos. “Nós, como fiéis católicos, sabemos da importância da orientação espiritual em nossa jornada de fé. Por isso, estamos confiantes de que a missão de conduzir a Diocese está em ótimas mãos com Dom José Genivaldo Garcia. Desejamos que ele tenha muito sucesso em sua nova jornada”, expressou.

Estância, que tem como Padroeira N.Sra. de Guadalupe, também Padroeira da América Latina, expressa a Fé do seu povo através das manifestações culturais e religiosas – missas, procissões, celebrações - e no aludido ato não foi diferente: foi monumental a presença dos religiosos, dos leigos, do clero e católicos.

D. José Genivaldo realçou a sua alegria de estar sendo empossado: “Agradeço a Deus porque Ele me amou, me chamou e me enviou a este novo desafio.  É uma alegria enorme por ter sido enviado para a cidade de Estância. Senti-me bastante acolhido. E hoje  foi a festa maior. Estou imensamente feliz. Agradeço pelo carinho de todos. E com a Graça de Deus estaremos guiando o nosso povo, levando a palavra de apoio espiritual a todos aqueles que crêem em Jesus Salvador.  Obrigado Estância! Estaremos juntos!”

Curiosidade:

D. José Bezerra Coutinho foi o primeiro bispo da Diocese de Estância, nomeado em 28 de janeiro de 1961; chegou à sede desta circunscrição eclesiástica no dia 16 de abril desse mesmo ano. Faz exatamente 62 anos desse momento tão importante para a diocese.


Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação