Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
A gestação é um período de muitas mudanças, tanto para a gestante, quanto para a família. Uma fase que as mulheres precisam de proteção e carinho. Para auxiliá-las nesse momento, a Prefeitura de Estância por meio da Secretaria Municipal da Saúde, mantém um conjunto de ações que facilitam o acompanhamento da gestação, tornando a maternidade mais segura, saudável e tranquila.
Entre as diversas ações realizadas no acompanhamento da gestão está o Programa de Proteção a Gestante (Protege). Através dele , as futuras mamães são contempladas em dois momentos da gestação. A primeira delas ocorre no primeiro trimestre, onde são realizados os exames de adesão e no último trimestre, exames de conclusão. A sua finalidade é diagnosticar, orientar e prevenir transmissão materno-fetal de diversos tipos de doenças ainda na gravidez como, Sífilis, HIV, Hepatites B e C e Toxoplasmose IgM e Toxoplasmose IgG. Esses últimos realizados em parceria com o Lacen.
As mulheres atendidas pelo programa participaram nesta quarta-feira, 25, na Unidade de Saúde Irmã Madalena, de palestra sobre Violência Obstétrica, proferida pela Advogada Juliana Menezes, Aleitamento Materno com a Nutricionista Ranielle Tavares, Rede de Proteção à Mulher com o coordenadora do CREAM Guadalupe Batista, além da presença do superintendente do Lacen Cliomar Alves, da Coordenadora da Atenção Primária Danielle Fahel, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Ana Flávia e dos enfermeiros Amanda e Manoel Leandro.