2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Guarda Municipal de Estância faz um balanço das suas ações em 2021

26/01/2022 às 10h46

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Dois mil e vinte um foi um ano atípico para todos, não sendo diferente para a Guarda Municipal que precisou se desdobrar para atender as demandas surgidas por conta da Covid-19, além de manter o padrão de preservação patrimonial e de cuidado com a vida dos estancianos. Ao longo dos 365 dias passados, a GME realizou parcerias com a PM, SMTT, Polícia Civil, e secretarias municipais, atendendo mais de 2.300 ocorrências das mais variadas.

Através do 153, tridígito implantado em 2021 para melhorar o atendimento à população estanciana, a GME atendeu 2.373 ocorrências, sendo 78,76% referentes ao crime de perturbação ao sossego. Foram realizadas 14 apreensões de drogas, 31 atendimentos referentes à violência contra a mulher, 12 atendimentos por roubos ou furtos em vias públicas, 53 apreensões de aparelhos sonoros, 35 resgates e solturas de animais silvestres, bem como, 29 ocorrências de maus tratos domésticos, 11 de desmatamentos, 30 ocorrências de conflitos em via pública e 15 ameaças. Foram apreendidas 7 armas brancas, 2 armas de fogo e 19 pessoas encaminhadas à DERPOL.

Nas praias os Guardas Vidas atenderam 45 ocorrências de afogamentos, 8 atendimentos por queimaduras de caravelas, localizou 2 crianças desaparecidas e conduziu 4 pessoas ao hospital. 

Pensando no bem-estar e na saúde mental dos seus guardiões, a GME realizou o primeiro encontro sobre saúde mental com a Psicóloga Juliana Alves, oportunidade que foi estendida aos demais entes da segurança pública do município, como SMTT e Polícia Militar. 

Dentro do trabalho de formação e capacitação dos profissionais, representantes da GM participaram da Capacitação de Agentes Multiplicadores para Prevenção às Drogas e Violência, curso realizado na cidade de Embu das Artes, interior de São Paulo. Outro importante curso realizado pelos guardiões da GME foi o curso de Gestão e Comando, ocorrido em Salvador-BA.

Embora a pandemia tenha interrompido diversos programas sociais desenvolvidos ano a ano pela GM, em 2021 algumas outras ações foram mantidas, como o projeto Guarda Cidadã que levou palestras para diversas escolas do município, um trabalho em parceria com a SEME e A Secretaria Municipal da Saúde.

Por falar em Covid-19, 2021 foi marcado pro diversas ações de enfrentamento ao coronavírus, trabalhos realizados em parcerias com as demais secretarias e formas de segurança do município, ações que contribuíram para a redução dos números de casos no município e a manutenção da vida dos estancianos.

Em 2022 a GME continua firme na sua missão de guardar, proteger e servir à população estanciana.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação