Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
-
17 DE MAIO - DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À LGBTFOBIA
*Texto produzido por Carlos Alberto Lisboa e Lima - Diretor do Núcleo Estanciano de Diversidade Sexual e Direitos Humanos - Prefeitura de Estância
É comemorado hoje, domingo (17/05), o Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia. A data acentua a importância de serem desenvolvidas mundial e nacionalmente ações de enfrentamento à perversa discriminação contra a população LGBTQI+. A data coincide com o dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista internacional de doenças.
Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (ANTRA), em 2019 foram cometidos 124 assassinatos de pessoas trans no Brasil. Outros dados alarmantes, são os coletados pelo grupo Grupo Gay da Bahia, o GGB, que conseguiu registrar 329 ocorrências deste tipo de crime contra a população LGBTQI+ no mesmo ano.
O Brasil lidera o ranking mundial de assassinatos de LGBTQI+. Trazendo, com isso, um ciclo significativo de LGBTfobia.
Vale ressaltar que a população LGBTQI+ compõe uma das populações mais marginalizadas em nosso país, e que todos os dias se levanta, apesar de tanta violência, preconceito e discriminação.
Nunca foi tão importante o combate a tais preconceitos e discriminação.
Devemos ficar atentos e atentas, pois com a legitimidade do ódio que vem assolando nossa sociedade, é tempo de nos unirmos e lutarmos em prol do enfrentamento a essas atitudes criminosas. Devemos, com muita força, viabilizar as garantias dos direitos fundamentais das populações mais vulneráveis.
Unidos e unidas somos mais fortes!
Sigamos lutando!
Carlos Alberto Lisboa e Lima
Diretor do Núcleo Estanciano de Diversidade Sexual e Direitos Humanos
Prefeitura de Estância