2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Estância recebe pesquisadores da UFS para construção do mapa epidemiológico do Covid-19

Fonte: Prefeitura de Estância
08/05/2020 às 18h53

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A ação foi desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Estância e realizou a testagem em 340 pessoas assintomáticas

Com o objetivo de construir o mapa epidemiológico do avanço da doença do Coronavírus no estado, pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Estância, realizou na manhã de sexta-feira, 8, na Praça Barão do Rio Branco, testes para o diagnóstico do novo coronavírus no município.

Seguindo os critérios metodológicos definindo pela instituição, essa amostragem será feita nos dez municípios mais populosos de Sergipe, em virtude de concentrar 90% dos casos confirmados da Covid-19. Em Estância, foram aplicados 340 testes nas pessoas que se enquadraram nos critérios de amostragem, como faixa etária, sexo e ser assintomático.

O trabalho contou com total apoio da Prefeitura de Estância, que entrou com toda logística e funcionários da Secretaria Municipal da Saúde que colaboraram com os pesquisadores. A triagem foi feita com pessoas aleatórias que estavam transitando pela Barão do Rio Branco, e o teste foi realizado nas pessoas que de forma voluntária expressaram o desejo de fazê-lo.

Presente na ação, o Prefeito Gilson Andrade (PSD), reconheceu a importância desse impotente estudo. "Hoje os pesquisadores estão traçando o perfil epidemiológico da nossa população. Uma ação muito importante por parte da UFS para que possamos ter dados estatísticos em relação ao percentual da nossa população que está assintomática. Para realização desse estudo aqui em nosso município, coloquei todo o staff da Prefeitura de Estância a disposição, para colaborar na organização das filas, distribuição das senhas, divisão por faixa etária, higienização dos voluntários, e no distanciamento social", afirmou Gilson.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação