2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância realizará seminário on line para capacitar professores para a educação em época de pandemia

Fonte: SECOM - Prefeitura de Estância
26/05/2020 às 19h31

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Diante de um cenário de pandemia, com isolamento socioeducacional, aulas interrompidas e ano letivo a se cumprir, a Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal da Educação, tem trabalhado para adaptar-se a esta realidade, por isso, realizará entre os dias 1 e 2 de junho o 1º Webinário da SEME. O encontro pedagógico virtual contará com a participação de professores e doutores de renomadas instituições dos estados de Sergipe, Bahia e Minas Gerais que contribuirão com a formação dos educadores da rede pública municipal de Estância, desde a educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, público alvo do encontro.

“Precisamos dar sequência aos trabalhos de formação continuada, porém, desta feita, em um novo formato, online, através do 1º webinário, oportunidade onde os professores, que estão concluindo suas férias que irão se estender até o dia 29 de maio, participarão desse encontro pedagógico virtual da rede municipal de ensino para discutirmos o segundo semestre de 2020, onde será refletido sobre os desafios e estratégias da pedagogia histórico/crítica, que é a linha pedagógica adotada pela rede, bem como, a função social da escola pública em tempos de pandemia, além disso, serão abordados temas como “Do direito à vida ao direito à aprendizagem na escola, e os determinantes sociais na educação pública durante e pós pandemia”, disse a secretária municipal da educação, professora Adriana Rocha.

O 1º Webinário visa também contribuir com a formação dos professores que terão uma oportunidade de dialogar sobre esta problemática e traçar estratégias para superar os desafios lançados mediante a pandemia.

“Esse encontro virtual objetiva analisar e refletir junto aos nossos professores, possibilidades de estarem cada vez mais preparados frente ao plano de enfrentamento neste momento de pandemia, afinal, iremos discutir formas de como trabalhar o conteúdo e todas as atividades com os alunos nesse tempo de distanciamento socioeducacional, desenvolvendo estratégias para minimizar os impactos e prejuízos educacionais que já são evidentes, estudando, planejando e analisando as melhores estratégias de chegarmos com êxito ao final do ano letivo”, completou a secretária.

2º Semestre:

A professora Adriana Rocha, secretária municipal da educação, destacou que a equipe pedagógica já preparou 3 planos para retomada das aulas, a depender das decisões da data de retorno das aulas presenciais. Os planos serão apresentados e discutidos com os educadores dentro das rodas de conversas online para debater a educação do município.

“Depois desse webinário nós teremos mais uma semana de formação que dará continuidade a este processo iniciado nos dias 1 e 2, onde serão estudados uma reorganização do trabalho pedagógico para o plano de retomada das atividades no segundo semestre, quando for possível. Durante o início do mês de junho estaremos debruçados em formações continuadas com o nosso professor, todos conectados para aprendermos a vivenciarmos cada vez mais este momento, aprendendo a enfrentarmos da melhor forma possível, tudo isso dentro de uma semana de planejamento direcionado por modalidade para buscarmos as melhores estratégias de ensino em época de pandemia”, finalizou Adriana Rocha.

Formação Continuada:

A Prefeitura de Estância, além de pagar o piso do magistério religiosamente em dia ao longo dos últimos três anos, tem trabalhado para ofertar um ambiente educacional propício para o desenvolvimento dos alunos e bem estar dos trabalhadores da educação. Dentre as medidas adotadas, a “Formação Continuada” é uma das alternativas que vem sendo posta em prática para garantir mais qualidade ao currículo dos educandos e, consequentemente, uma melhora no rendimento em sala de aula por parte dos alunos.

Em fevereiro foi iniciada a Jornada Pedagógica 2020 que discutiu a preparação para o ano letivo. Na oportunidade, foram realizados encontros diários com horas de estudos na primeira quinzena de março. No mês seguinte, já com a pandemia em alta e as aulas suspensas, a Prefeitura de Estância, através da SEME, realizou nos dias 12 e 13 de abril a primeira formação continuada online com os professores da rede. No dia 22 de maio foi a vez dos ADI’s participarem da formação.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação