Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
-
contemplados 15 alunos -
Licores de variados sabores foram pauta do curso -
Com o fito na criação de oportunidades para as pessoas que têm disposição para empreenderem, a Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, encerrou na tarde de terça-feira (16) o curso de licores, realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Núbia Nabuco Macedo. Na oportunidade foram alcançados 15 alunos e alunas.
Dentre outros já realizados de cunho profissionalizante, o citado curso faz parte de uma ação corrente da pasta, voltado para famílias de baixa renda e registradas no Cadastro Único, ação que tem como parceiro o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
De acordo com o professor, Antônio Luiz, o curso oportuniza as pessoas que já sabem fazer o licor, mas vêm em busca de aperfeiçoar a técnica de fabricação, como também para as pessoas que buscam aprender, buscam pela primeira vez conhecimento.
O prefeito Gilson Andrade esteve presente e reputou de grande valor a realização do curso: “É uma oportunidade que a prefeitura proporciona visando o fomento de renda para os senhores e senhoras, quiçá, nas horas de folgas, terem uma renda extra. Sabe-se que o licor é um produto muito procurado no período junino, sem dúvida, muitos dos que estão aqui, no próximo São João, estarão participando do concurso de licor. A Prefeitura por meio da Assistência dá essa oportunidade de os senhores e senhoras serem futuros empreendedores”, salientou.
“Eu reputo essa ação como uma das mais bonitas da Assistência, porque na verdade é uma das ações que visam proporcionar para vocês uma independência financeira, como o dito popular, ‘Melhor do que dar o peixe é ensinar a pescar’. O que estamos a fazer é trazer conhecimento para vocês para que vocês o coloquem em prática e obtenham resultados positivos”, salientou a secretária da citada pasta, Gabriela Menezes.
Dona Eliane, aluna: “Eu não tinha conhecimento do fabrico de licor e tinha muita vontade de fazer um curso assim; fui uma das primeiras a serem inscritas. Agora vou colocar em prática o que aprendi. Agradeço a gestão municipal por essa oportunidade. Já fiz lá em casa, de Cambuí. Estou muito grata”.
Breno, aluno: “Eu já tinha uma pequena experiência no fabrico de licor, entretanto, vim em busca de um conhecimento maior, de técnicas novas, visando uma produção de olho no São João vindouro. Eu quero parabenizar a prefeitura pela oportunidade que nos dá, uma vez que a nossa cidade tem o São João como uma das festas mais expressivas é o licor é um item que faz parte, tão procurado”.
Na conclusão do curso foram fabricados licores de vários sabores: acerola, abacaxi, cereja, morango, laranja, banana, coco, café, amendoim, chocolate, doce de leite, caju, morango, cereja, jenipapo, goiaba, etc.
Marcarem presença: prefeito Gilson Andrade; secretária da Assistência, Gabriela Meneses; secretário da Comunicação, Heverton Ribeiro; adjunta da Assistência, Marta Monteiro; adjunto da Comunicação, Genílson Máximo; Renata (SENAC); Antônio Luiz (professor); Jucinar Almeida (Assistência).