2180

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Estância

JUSTIÇA ELEITORAL REÚNE FORÇAS DE SEGURANÇA DE ESTÂNCIA

Fonte: Secom
09/08/2022 às 15h50

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Com o fito nas eleições do dia 02 de outubro próximo, a Justiça Eleitoral, Comarca de Estância, reuniu-se com as forças de segurança do município sendo estas: Polícia Militar, Guarda Municipal e SMTTT, encontro que se deu no Auditório Raymundo Silveira Souza, no Fórum Ministro Heytor de Souza, na manhã desta terça-feira, 09.

A reunião foi coordenada pelo Juiz Eleitoral Manoel Pontes, pela Promotora Eleitoral, Cecília Nogueira e pelo Chefe do Cartório Eleitoral, Albérico Fonseca.

De acordo com o Juiz Eleitoral o país tem observado que esta será uma eleição diferenciada, meio polêmica e que os órgãos de segurança precisam estar atentos. “Então, junto ao Ministério Público Eleitoral, é preciso manter a isenção no sentido de alcançarmos um resultado produtivo”, recomendou Dr. Pontes.

 “Podem contar com o magistrado e a promotora que vão comandar as eleições aqui este ano. Vou in loco ver o andar da eleição, não sou um juiz de gabinete, irei ver o que está acontecendo. O nosso desejo é que tudo acabe tranquilo. Para isso contamos com os senhores. Vamos estar com a Polícia Militar, com a Guarda Municipal, já contatei outras polícias, até mais reservadas. Temos que ter o caudado e a cautela para que o processo eleitoral seja absolutamente normal”, acentuou o magistrado.

O magistrado salientou que está à frente da Justiça Eleitoral há cerca de 15 anos e que já comandou várias eleições pautadas na ética, na transparência, no zelo pelo direito de o eleitor manifestar a sua preferência.

No leque de recomendações expostas, o Juiz Eleitoral pontuou que as forças de segurança devem usar do bom senso diante de situações conflituosas que possam ocorrer, entretanto, jamais abdicar da autoridade para manter a ordem e não deixar atrapalhar a eleição.

Os abusos que venham afrontar a Lei Eleitoral serão tratados com tolerância zero, recomendou a Promotora Eleitoral. Ressaltou que os órgãos presentes à reunião devem estreitar a comunicação com a Promotoria no sentido de serem adotadas as medidas cabíveis para os casos tratados com tolerância zero, sem distinção de cor ou de classe social.

Dra. Cecília pediu o apoio dos meios de comunicação da cidade no sentido de fortalecer a credibilidade das urnas, bem como do serviço do TRE e do TSE, uma vez que todos convergem as suas forças para uma eleição com ética, com transparência e limpa. A cada instituição presente (representada) lhe foi passada as orientações.

O processo eleitoral deve ocorrer  amparado na transparência e na  ética porque são os pilares de um ambiente de respeito à ordem legal, a qual, por sua vez, deve assegurar um grau razoável de competitividade àqueles que pleiteiam o cargo eletivo. Eleições legítimas, portanto, pressupõem ampla participação popular, amplo respeito à lei e à configuração legal justa.

A reunião contou com a presença de: Manoel Messias, Superintendente da SMTT; tenente-coronal, Lucas, Comandante do 6º BPM/SE; dos agentes da GM, Raimundo Coentro e Gilmário Cruz; do secretário-adjunto da Comunicação, Genílson Máximo; do radialista da FM Rio, Adriano Alves e Washington Santana, assessor da Secom.


Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação